Em Portugal, polícia é sinónimo de prepotência, de pessoa mal encarada, de boçalismo, de autoritarismo, de indivíduo que monta armadilhas a condutores, enfim, alguém de quem devemos fugir ou mesmo mudar de passeio se verificarmos que nos vamos cruzar com ele.
Quando o móbil que espevita o "talento" do polícia tem a ver com automóveis e automobilistas, então esmeram-se na tentativa de bater todos os records anterioremente conseguidos e vai daí, zás ! toma que já almoçaste.
Infelizmente, esse zelo está completamente arredado da corporação perante o verdadeiro crime pois, como diz o ditado, quem tem cu tem medo, e além do mais é menos lucrativo.
Não se queixem, portanto, da total falta de respeito que inspiram ao cidadão comum uma vez que só ouvimos falar deles quando usurpam o património familiar por razões sobejamente conhecidas como a falsa desculpa para as mortes na estrada - a velocidade.
Já toda a gente reparou que seja qual fôr o acidente que se dê nas nossas estradas, a causa avançada ainda antes da peritagem, é o excesso da velocidade.
É por demais evidente que, enquanto fôr parte interessada e com compensações de 20%, o autuante é impelido a desancar neles como gato em bofe !
E para o estado é sopa no mel ! Sim porque se em vez de sabujar os agentes com uma comissãozinha lhes facultasse um improvment ao vencimento, punha-os a serem honestos, reflectidos, ponderados e justos e com isso deixavam de nos delapidar aquele pecúlio que tínhamos posto de parte para as férias ou mesmo para o seguro do bicho mas que tivemos que "ceder" à autoridade (?) um pouco à laia de imposto revolucionário. E tudo isto porque seguíamos numa auto estrada às 7 da manhã, num carro novo, com pneus super novos, de generosas e confortáveis dimensões, com ABS de última geração, com ESP a funcionar às 1000 maravilhas, com um belíssimo ar condicionado a dar uma acomodação agradável ao condutor, com impecáveis baquets extremamente envolventes e potenciadoras de segurança, uns faróis de xenon ( por acaso bi-xenon ) que mesmo de dia vão sempre acesos para que me vejam bem, mas .... a 145 kms/h !
E eu que sempre tive a ideia de que quanto mais depressa fosse, menos tempo arriscava na estrada .....
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home