A minha crónica de Almeirim II
Com um cada vez maior "profissionalismo" deste grupo, teve lugar mais um G.P. do campeonato do IHSV, agora em Almeirim na 2ª versão 2007.
Esta etapa contou com 19 pilotos cuja comparação de perfomances nos dá o ensejo de verificar que com grande regularidade são cada vez mais os pilotos a rodarem no mesmo segundo.
Independentemente disso, a existência de verdadeiros tempos-canhão !
Não houve grandes estórias para rechear a história deste campeonato neste sábado de altíssimas temperaturas sendo que o caso mais mediático terá sido protagonizado pelo despiste do António Matos aquando duma travagem queimada a fazer as desgraças do piloto uma vez que o despiste deu origem a um choque de grande violência com outro piloto e com a sensação de que o braço saíra pelas costas e com o kart empoleirado em cima do corrector num equilíbrio fantástico que o impossibilitava de retomar a marcha uma vez que as rodas motrizes ficaram no ar.
A partir daí, e perdida que estava a 3ª posição que se propunha ser a dôr de cabeça do Rui Mealha, houve que não baixar os braços e tentar, pelo menos, entrar nos pontos.
Foi titânica, a luta com os adversários que iam aparecendo para dobrar mas o grosso do pelotão, esse ia bem lá para a frente e sem qualquer hipótese de lhe chegar.
"Filei como a minha lebre" o piloto João Gonçalves ( reconheci-lhe o capacete ) ainda que a distância que nos separava fosse muito grande.
Ao fim de 20 minutos de perseguição felina, estava a cheirar-lhe os escapes mas ...... apareceu a bandeira de xadrez ! Bolas, aquilo devia durar mais uns minutinhos !
Contabilizados os estragos, ainda consegui um resultado satisfatório ( 7º classificado no dia ) pese embora um certo comprometimento da classificação geral do campeonato.
Parabéns ao Rui pelas duas excelentes vitórias nas mangas com alguns contra-ataques bem sucedidos que desferiu perante outas tantas tentativas de ultrapassagens.
Ao Alexandre também os meus parabéns pela óptima gestão da corrida, sem erros nem precipitações a traduzir-se nos 166 pontos no ranking geral do campeonato.
Ao Nuno Moura o reconhecimento de que é sempre necessário um grande empenho para o destronar em Almeirim.
Aos Luíses ( Moura e Soares Melo ) aqui fica o meu incentivo para que continuem na luta pela participação na T.I.T. !
A todos os outros aquele abraço pela vossa presença e pela animação que proporcionam às nossas corridas.
1 Comments:
Olá a todos !
Cheguei a Almeirim com a paz de espírito necessária para encarar a prova com alguma tranquilidade.
Sentia que estava apenas dependente de mím e que não iria ter tarefa fácil, pois nesta pista, ao longo dos anos, sempre reconheci uma grande competitividade a muitos pilotos do nosso pelotão.
Já tinha tido um certo sabor de vitória ao acabar Almeirim I em terceiro lugar, atrás dos "Manos" Moura, o que por sí só, era um feito encantador estar no pódio ao lado deste dois "gigantes de Almeirim".
Sentei-me descontraído no kart, partindo para os treinos com intenção de realizar um bom tempo, para evitar complicações na partida da 1ª manga.
A pole foi atingida, embora confesse que, nesta pista, tenho sempre muito receio da primeira curva, pois quando o pelotão chega lá, tem mais 20/30 metros de embalagem do que aqueles que partiram à frente. Isso por vezes traduz-se numas travagens falhadas e uns toques na 1ª curva.
Foi o que aconteceu. Após a partida para a primeira manga (que podia ter sido melhor da minha parte), ao chegar à primeira esquerda, levei um toque por detrás que me desequilibrou o kart, caindo para a 2ª posição ao ser passado pelo Nuno Moura.
Sentindo que este estava num bom ritmo de corrida e que é um piloto que reramente comete erros, limitei-me a manter o mesmo ritmo, colado a ele.
Algumas voltas passadas, na esquerda imediatamente a seguir à linha de meta, fui surpreendido por uma ultrapassagem algo arrojada do Rui Mealha, deixando o meu kart sair para fora evitando um toque que poderia ter tido algumas consequências indesejadas.
Ainda havia muita corrida pela frente, e não sabia que não precisava de arriscar nada, pois trazia para Almeirim uma vantagem confortável no campeonato.
O piloto de quem mais poderia sentir pressão, era o António Matos, que estava a apenas 4 pontos de mim. Infelizmente, para ele, a meio da 1ª manga, fez um pião no final da recta interior que o relegou para detrás do pelotão.
No final da manga o 3º lugar, com o Nuno Moura e o Rui Mealha à minha frente, era um bom resultado. Além disso tinha realizado a melhor volta o que (juntando o ponto extra da pole), se traduzia em 2 pontos já garantidos. Era tempo de fazer contas de cabeça!
Na segunda manga a luta foi mais interessante, embora desta vez, nada tenha acontecido na primeira curva. O Rui Mealha e o Nuno Moura disputavam "aguerridamente" a 1ª posição e eu limitava-me a olhar, à espera que se embrulhassem os dois. Entretanto tinha atrás de mím o FIlipe Neves, que aproveitou, e muito bem, um erro meu, e me passou. O quarto lugar não me interessava, mas sim o terceiro para acabar o dia com os mesmos pontos que o Rui Mealha, para não perder pontos no campeonato.
CHeguei ao terceiro lugar, após uma ligeira saída do Nuno Moura, aquando este estava em despique com um "muito atrevido" Filipe Neves!
Estava confortável agora no 3º lugar e não era hora de arriscar.
Fiz a corrida como tinha calculado, sem arriscar, sem entrar em exageros, evitando colisões desnecessárias, sem comprometer a posição no campeonato.
Deixo aqui algumas palavras de congratulação ao Filipe Neves, pois cada vez anda melhor, e espero vê-lo para o ano em todas as provas . Ao Luis Moura, após ter arrancado o 4º lugar no campeonato ao Luis Soares de Mello. Junto a estes O Rogrigo Almeida e o Pedro Carvalheira, que juntamente com outros que mencionei antes, disputam ainda um honroso lugar no campeonato. Ao João Carlos, o azar bateu-lhe à porta (ou melhor no kart) senão sabia que também teria entrado na luta. E ao António Matos...nada está perdido meu amigo!
Estão por disputar 50 pontos no campeonato e, matematicamente, os cinco primeiros classificados podem chegar ao titulo !!!
Até Bombarral !
Enviar um comentário
<< Home