domingo, julho 22, 2007



Como habitualmente, fica a sugestão de clicarem em cima das imagens para uma mais pormenorizada visualização.

Estes são os dados acumulados após a prova de Julho em Almeirim para efeitos quer da satisfação individual quer em termos da T.I.T. 2008.

Parabéns aos vencedores e ao fantástico relançar do campeonato o que demonstra a vitalidade do mesmo pelas incertezas que gere na classificação geral corrida após corrida.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Passados praticamente 2/3 do nosso campeonato, realizou-se este Sábado, em Almeirim, a 7ª prova do campeonato 2007 In Hoc Signo Vinces.

O campeonato está ao rubro, e prova disso são os dados que se seguem:
Até agora, houve 7 pilotos que foram ao pódio e nunca se repetiram os mesmos 3 pilotos, nas corridas disputadas.
Em 7 provas, houve 5 vencedores diferentes, tendo apenas 2 pilotos repetido a posição mais alta.
Em termos de liderança do campeonato, tivemos até agora 4 líderes, nunca tendo o mesmo piloto, liderado por mais do que uma prova, ou seja, em cada prova tem mudado o líder ! Fabuloso !!!
Tais dados só têm vindo a comprovar a competitividade do nosso campeonato. A quatro provas do final, temos (matematicamente) 13 pilotos passíveis de vencer o campeonato.
De destacar que a próxima prova, em Fátima, é única nesse local e as outras 3 serão repetição de circuitos já disputados este ano.

Quanto à prova deste fim de semana, Almeirim é um circuito emblemático devido à sua idade, principalmente, para os pilotos de já andam nestas andanças há algum tempo.
Iríamos ter pela frente um circuito muito técnico, e karts que à partida significavam uma boa aposta neste circuito, muito devido a terem um chassis mais maleável e de melhor performance.

Com a chegada dos pilotos ao local, o tema de conversa não poderia deixar de ser a “polémica” instalada durante a semana, acerca dos treinos realizados por alguns pilotos. Uns com a desculpa que tinham ido treinar os filhos, outros tinham ido comer torradas e galões e estavam por perto, outros tinham ido tratar da horta a Benavente e calhou, outros porque foram digerir uma sopa de pedra, outros tinham ido ver se o olho estava melhor...enfim...cada qual apresentou a sua desculpa. Mas todos provaram que ninguém lá tinha ido com o propósito de treinar. Foram apenas casualidades...!

Tal facto só revela o interesse que o nosso campeonato tem despertado, e o empenho que alguns pilotos lhe têm atribuído!

O clima apresentava-se soalheiro, com uma temperatura amena e uma ligeira brisa que ajudava a refrescar.

Durante a pesagem (com uma balança impecavelmente aferida, como nunca se viu durante o campeonato, em mais kartódromo nenhum), surgiram as primeiras surpresas. Alguns pilotos descobriram que levaram longe demais as suas dietas à base de “formas Luso” e “Addagio’s” e resultado..toma lá uns quilinhos p’ó carrinho !!!

Com o calor a chegar, foi hora de sentar nos bólides e partir para os treinos. Tinha chegado a hora de ver se os treinos iriam dar os seus frutos, e a família Moura (sempre imbatível neste circuito) ainda se mantinha em forma.
Dez minutos depois, terminados os treinos, todos aguardavam nervosamente a chamada para a grelha.
É chamado à pole o piloto que mais testes tinha realizado nesta pista, não causando surpresa o seu tempo canhão, Rui Mealha de seu nome.
Ao seu lado na grelha, surgia o primeiro da ameaça “Moura”, o Nuno.
A segunda fila estava composta pelos pilotos de Aveiras, António Matos e eu mesmo, seguidos na 3ª fila pelo Luís Moura e Luís Mealha.
A coisa prometia para a 1ª curva....
(como não tenho os papeis comigo, sinceramente, já não me lembro do resto da grelha).

Da minha parte, tinha a minha táctica perfeitamente definida. Sabia que o Luís Moura e o Nuno Moura têm muita experiência em Almeirim e que se iriam destacar. A minha preocupação principal estava nos meus mais directos adversários no campeonato, mas estava muito tranquilo. A posição na grelha dava indicações de ser favorável a uma boa primeira manga.

Cai a bandeira, e esmaguei o acelerador (desculpa o plágio Fonseca) !
Só pensava como tinha de ser importante passar a primeira curva sem incidentes.
Assim foi. Logo na partida fui passado pelo Luís Moura, que tinha vindo embalado lá de trás. Junto com ele, vi os pilotos que estavam à minha frente passar a primeira esquerda sem incidentes. À entrada para o miolo apenas tinha perdido uma posição. Passado algum tempo, após um pequeno erro, fui passado pelo Luís Mealha. Neste momento via uma luta bastante intensa pelos lugares da frente. Tinha pela frente 5 pilotos. Tomei a decisão de não me aproximar demasiado, pois por mais do que uma vez, vi os cinco, disputarem travagens e entradas em curva, de uma forma bastante viril. Foi numa dessa manobras, que tive oportunidade de passar o Luís Mealha, após uma saída alargada, da curva 1, no final da recta da meta. Recuperava para 5º e logo depois para 4º, ao passar o Rui Mealha que rolava em pista muito lento, sinal de algum problema. Simultaneamente, pude ver nas boxes o inconfundível capacete do Luís Soares de Mello.
Ainda me aproximei do António Matos, mas um defeito da cronometragem (acabando a 1ª manga ao final de 20 minutos) determinou a minha classificação num 4º lugar.
Estava bastante satisfeito pelo resultado obtido, tendo em conta que estava em posição de pontuar mais do que os meus mais directos adversários no campeonato.

Perante o problema da cronometragem na 1º manga, ficou decidido que a 2ª manga teria 30 minutos, para compensar o tempo não rodado, na primeira. Estava bastante confiante e sentia que podia rolar mais rápido e consistente. Mais uma vez, a posição na grelha (o mesmo 4º lugar) não era mau de todo. Ao meu lado tinha outra vez o António Matos, só que desta vez a família “Moura” ocupava a primeira linha, em pleno!!!
Na última fila da grelha estavam os Luís Soares de Mello e o Rui Mealha, dois dos meus mais directos adversários na classificação do campeonato, fruto dos seus problemas na 1º manga.
Tal facto, obrigava-me a encarar com serenidade a 2ª manga, pois bastava não cometer excesso, para garantir uma boa classificação no campeonato.
Mais uma vez a primeira curva foi decisiva. Desta feita, por pouco não via a minha prova arruinada após uma entrada incontrolada do Pedro Carvalheira, que veio embalado lá de trás, e por pouco não voou por cima de mim! Mas deu para ver a camisa branca ao meu lado !!!
Entrada no miolo com o Luís Moura na frente, seguido de perto pelo Mano Nuno, o António Matos e eu. Atrás de mim sei que vinha o Palmeirim que tinha largado atrás de mim.
Por muito tempo rolámos (os 4 primeiros) muito juntos, sempre a um bom ritmo, mas ninguém arriscava. Após a primeira metade da corrida, uma saída do Nuno Moura levou-me a conseguir ultrapassá-lo e subir ao 3º lugar, chegando muito perto do António Matos. Este, rolava com alguma dificuldade física, e ao aperceber-me disso, apostei em subir o ritmo, pois sentia que poderia passá-lo mais à frente, o que sucedeu. A diferença para o Luís Moura era substancial, e a partir deste ponto não valia a pena arriscar. Mesmo que ganhasse a manga, no cômputo geral, ele sairia à mesma vencedor. Não valia a pena arriscar o que se apresentava como sendo uma excelente pontuação!

No final do dia estava feliz por mais uma subida ao pódio (3º) o que foi um lugar de honra dado estar o Luís Moura e o Nuno Moura nos respectivos 1º e 2º lugares.
Saliento ainda que a luta para o lugar mais baixo do pódio foi renhida, tendo empatado em pontos com o António Matos, sendo necessário recorrer à melhor volta para desempatar.

Em termos de resultados, uma palavra especial para o Palmeirim que consegui o melhor resultado da época, assim como o Miguel Amorim, tendo este se estreado nos pontos !!!

Para o Luís Moura, uns sinceros parabéns também pelo seu melhor resultado deste ano, o lugar mais alto do pódio, assim como para o Nuno Moura. Ou seja, muita gente a querer apertar o cerco aos lugares mais altos.
No caso do Luís Moura, teve uma prova dura e mereceu em pleno o resultado, como fico provado no final pelo desgaste evidenciado pelo piloto, derivado ao calor que se sentiu durante a 2ª manga, adicionando o facto de esta de tido 30 minutos.

A todos boas férias e até Fátima !

1:04 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Cabe-me, também, deixar as minhas impressões sobre esta prova de Almeirim ( Almeirim I ) e provocar assim para que todos os que participaram dêem o seu contributo para que melhor se percebam os antes, os durantes e os depois da mesma.
A explanação do Alexandre Valle é extremamente pertinente e curiosa pois demonstra que este campeonato é algo que se nos enraizou e passou, de certa maneira, a ser uma referência nas nossas agendas pessoais. Recordo, aliás, uma expressão do caro amigo Luis Moura que em certa altura "desabafou" ao dizer que até as suas férias se subjugam ao calendário do IHSV !!!
Destas pequenas grandes coisas que vão ocupando parte dos nossos hobbies se podem tirar algumas ilações sendo que, a maior parte delas, se insere no conceito da camaradagem.
É claro que a virilidade está sempre presente e, uma vez por outra, ainda se vai manifestando com prejudiciais níveis de testoterona mas, parece-me, cada vez menos .
Por outro lado, a manutenção dum figurino que se prolonga já por vários anos ( tendo muitos mais de uma anterior fase não tão institucional - "Os amigos do EntreNoz" ) é o sinal muito entusiasmante para quem lhe dedica um carinho muito especial e rejubila a cada fim de semana de provas.
As frustações, que fazem parte da nossa vida, são também um sinal da vitalidade deste campeonato e incitam-nos à continuidade "até que a alma nos doa" !
É provável que esteja a dar uma imagem demasiado infantil mas, numa altura em que nas fileiras do nosso grupo começaram a aparecer os miúdos sub 16, é altura de descermos ao seu nível e prepararmo-nos paulatinamente para a realidade a médio prazo - o galopar deles para os lugares do podium e as "assinaturas" que, concerteza, vão começar a adquirir para o efeito.
Esta referência leva-me já a entrar no rol dos ip ip urra para vários mas vou dar a primazia ao Pedro Fonseca !
Que me desculpem os amigalhaços Moura ( Luis e Nuno ) e todos aqueles que me dificultaram a vida em Almeirim ao não abrirem alas para eu passar ! mas o Pedro, note-se, ficou com a sua volta mais rápida a menos de 1 seg. do mestre Nuno Moura !!! e bateu literal e categoricamente, conceituados pilotos como Agra, Filipe Nunes, LSM, Jorge Fonseca, Pedro Duarte e Suzana Duarte ! Palavras para quê ?
Esta situação leva-me a prevenir já que não são aceites desculpas que "não treinei", " eu sou tio e deixei o puto ir pr'á frente", " o meu kart entupiu", enfim, desculpas de maus perdedores ...
Posto isto, regresso aos outros louvores.
Parabéns ao Alexandre pela subida no ranking do campeonato mas espero que as dores de rim ( esquerdo ) não me voltem a atacar pois prometo que não abrirei mais o semáforo! Pena ( para ele ) que o Nuno não tivesse segurado o bicho nessa mesma altura e tivesse permitido o meu reposicionamento agora já sem hipóteses de perder a minha 3ª posição da 2ª menga.
Last but not the least, parabéns aos Moura ! Belas provas as vossas ! E se eu me esforcei por não descolar ! Mas sabem, os vossos escapes não cheiravam mal ! Fediam ! E eu tive que vos deixar afastar sob pena de intoxicar ! Só por isso é que vocês ganharam !
Já fora do item "parabéns" ficam 2 referências a outros dois talentos do karting nacional - Rui Mealha e Luis Soares de Melo. Percebi que ambos arranjaram maneira para se desculparem das más prestações na prova. Houve até quem sugerisse o instituir o prémio do azar. Vou dizer uma coisa : olhando para a tabela do ranking, e observando os 5 primeiros, todos eles tiveram já pontuações que indiciam "azar" o que, à excepção do Alexandre, já experimentaram o amargo sabor das derrotas pelo que, até nisso, estamos empatados para aumentar o frisson do campeonato !
Bom, quanto aos treinos, prometo que considero seriamente a hipótese de, FINALMENTE, também aderir a essas modalidade e penso ir a Fátima almoçar à Tia Alice em Setembro ! Se calhar até sou capaz de ir lá lanchar as torraditas uns dias antes, quem sabe ? A todos os clandestinos destas andanças : querem organizar uma excursão? Até podemos fazer uma corrida antes da corrida ! Vá lá, deixem-se de tretas e treinem muito ! Quanto mais competitivos todos forem, maior vai ser o meu gozo a receber o prémio final no jantar de fim de época ! hahaha
Para os que ainda não fizeram férias ( azar, agora é só chuva !! ) dediquem-se à pesca e quando apanharem um robalito, digam !
Para os que fizeram as férias ( só se foram no Brasil e mesmo aí, TAM-TAM-TAM, é de evitar ) bom trabalho !
Para os que, como eu, nasceram para sofrer e não fazem férias, creiam-me disponível para carpir desgraças à mesa de um aceitável restaurante !
Invertendo a lista das classificações, um grande abraço para os primeiros 45 pilotos !

9:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A corrida de Almeirim não me correu de todo de feição.

Comecei por cometer uma estupidez nos treinos: pensei que estava sem travões e perdi mto tempo na box a afiná-los. Na realidade o que se passava é que trocaram os travões de hidraulicos para mecânicos, desde a minha última prova lá, sendo agora precisa mto mais força no pedal. O resultado foram apenas 5min. de treinos, que não chegaram para passar da 10ª posição.

Na 1ª manga, o meu kart foi perdendo saída nas curvas lentas, até chegar ao ponto de quase não andar no míolo. Tinha conseguido recuperar até ao 5º lugar. Comecei a andar para trás, sem qq hipótese de segurar pilotos atrás de mim. Quando já ia em 9º rumei às boxes, para ver se me punham o kart decente, de forma a divertir-me na 2ª manga.

Na 2ª manga, depois de limpo o carburador, o kart estava ligeiramente melhor. Parti intencionalmente devagar e aproveitei a confusão da largada para ganhar uma montão de lugares (vim posteriormente a saber que cheguei ao 7º). Foi na volta seguinte que fui posto barbaramente fora de pista, passando de novo para último.
Recomecei a recuperação, mas tive evidente dificuldade em ultrapassar o Agra, acabando por lhe tocar e ter de ceder de novo a posição. Com isto não passei de 11º.

O resultado final foi um taratagésimo 2º lugar. Brilhante !

Fiquei ainda mais chateado qdo o piloto que me pôs fora de pista, nem sequer me pediu desculpas pelo acontecido. Se na altura achei que tinha sido um toque de fuçanga, empurrando-me para fora já na saída da curva, sem levantar o pé, próprio de quem não está disposto a perder tempo a recuperar lugares, os restantes 27min. de prova deram-me tempo para acalmar. A ausência de desculpas no fim, só me faz concluir que o toque foi intencional e ficar mesmo lixado. Não sou de guardar rancores, e na próxima prova estará tudo na maior, mas não podia agora evitar este comentário.
Apesar de não ter até hoje fugido a pequenas altercações (nenhuma com o piloto em causa, que comigo sempre foi limpo), foi a 1ª vez que me considero mesmo danado com um comportamento em pista, neste campeonato.

Quanto aos resultados no campeonato, tenho de passar a preocupar-me mais com eles. A opção que tomei de ir à box foi a correcta do ponto de vista do gozo desta prova, mas claramente errada em termos de campeonato. Por mto boa que a 2ª manga fosse, teria sido preferível acabar a 1ª lá para 12º lugar, ir à box no intervalo e tentar recuperar do meio da tabela. No final em vez dos 3 pontos da presença, talvez tivesse conseguido uns 9, o que me pode fazer diferença para as contas finais.

Finalmente uma palavra qto a treinos. Ao contrário dos meus amigos que foram treinar antes da prova, eu optei por treinar no fim !
Não estou totalmente louco, eu explico: Como não gostei do meu desempenho na prova, aluguei uma kart 10min. no fim. Tirei 0,5s ao meu melhor tempo na prova (com o mesmo lastro). Vim para casa um bocadinho mais consolado.

Abraços e até Fátima,

Luís.

10:26 da manhã  

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