Os primeiros a cortar a linha de chegada
Durante cerca de 2 mêses, viveram-se com ansiedade os momentos que levariam à concretização de mais uma prova de solidariedade em karting.
A simultaneidade de eventos desportivos do foro automobilístico na cidade do Porto ( Circuito da Boavista ) não ajudou a esta nossa iniciativa uma vez que dividiu os interessados.
Com uma intensiva acção de pressão sobre os participantes não lhes dando folga para pensarem noutra coisa, decidiu a organização manter um apertado calendário de envio de emails na tentativa de conseguir o maior número possível de presenças.
A ideia era oferecer a uma criança portadora de deficiência, uma cadeira de rodas eléctrica.
Mesmo não estando garantida a realização plena do montante monetário necessário, a organização aceitou o desafio de pôr à prova a solidariedade de um vasto grupo de amigos e amigos dos amigos, no sentido de viabilizarem este desejo.
Entretanto, algumas ajudas bastante significativas iam chegando e entre elas, é de salientar a do kartódromo do Bombarral ( na pessoa do seu administrador, sr. Amadeu ) que abdicou das suas margens comerciais pondo os custos do evento a níveis exequíveis ;
A Anditec, na pessoa igualmente do seu administrador engº Luís Azevedo, e fornecedor da cadeira , também se disponibilizou na ajuda com diminuição dos seus lucros ;
Houve também donativos individualizados que muito sensibilizaram demonstrando que o conceito de solidariedade não precisa das vantagens fiscais dos mecenatos para se tornar suficientemente generoso.
Publicitou-se o evento através do jornal Autosport,
Mandaram-se convites para a RTP e TVI,
Abordamos a prima, a tia velha, o vizinho, enfim, ia-se fazendo o que se podia …
Começavam, entretanto, a aparecer as primeiras inscrições.
O tempo, do ponto de vista meteorológico, não era prometedor e chegou a fazer baixas na lista dos inscritos.
A duas semanas da data agendada, 08 de Julho de 2007, deu-se o clic catapultador para o sucesso. As inscrições ultrapassaram o limite mínimo necessário !
Houve que acelarar os preparativos, as confirmações, as substituições, etc., etc., etc..
Depois começaram problemas de ordem burocrática como por exemplo o facto da cadeira para o Marcelo poder sofrer atrasos por via dos transportes situação que quería mos tornear, desse por onde desse.
Também apareciam notícias muito agradáveis como a que nos dava conta da formação de uma equipa só de senhoras ! Fantástico ! Estava garantido o sucesso !
O tempo, esse continuava incerto q.b. para, não desanimando as hostes, prometer uma prova menos participada pois os célebres peões e saídas de pista inibem sempre os praticantes menos experientes.
O boletim meteorológico era seguido pela organização 24 sobre 24 horas e o seu broadcasting fazia inveja às maiores equipas profissionais de F1 !
O circo montou-se e o dia chegou, finalmente !
Ventoso mas soalheiro com temperatura agradável.
Os pilotos começaram a chegar a bom ritmo ao kartódromo com a antecedência pedida o que merece um aplauso intenso !
Concretizadas as burocracias de papelada e trocadas ideias sobre as estratégias de cada equipa, o grupo seguiu para uma das salas de breefings onde o mesmo se passou com algumas palavras introdutórias do organizador.
Referidas as partes técnicas e chamadas as atenções para as situações mais críticas, os pilotos seguiram para o paddock para tomar contas dos bólidos atribuídos.
Afinadas as posições das baquets, eis que os motores começam a roncar e a dirigirem-se para a pista para as primeiras voltas de treinos que se prolongariam pelos primeiros 30 minutos.
A super profissional equipa In Hoc Signo Vinces ! da qual fazia parte a organização, e perante a possibilidade académica de os karts não terem autonomia para mais de 1h e 30 minutos ( o que levaria à necessidade de , pelo menos, 3 abastecimentos ) contratou o melhor software disponível no mercado para gestão de combustível e optou , soberbamente, para a hipótese de só fazer 2 abastecimentos !
Para tal , e com um suplemento pecuniário aos seus pilotos , aliciou-os com um chorudo prémio , a abdicarem de parte da sessão de treinos e assim pouparem gasolina que se mostraria essencial para no fim demonstrar toda a sua superioridade já de si incontestada ( passe a imodéstia ) .
Fechados os semáforos , finalmente, dá-se início ao 1º turno de condução .
Estávamos com um atraso em relação à hora prevista de cerca de 1 hora mas a boa disposição e o tempo minoraram esse contratempo.
Numa sequência de voltas rápidas, eis o primeiro tête e …. logo havia de ser com a equipa do In Hoc Signo Vinces !. O bólido 35 zaracoteia na 3ª esquerda e vê-se relegado praticamente para a última posição pois teve que deixar passar todo o pelotão.
Superiormente pilotado pelo Alexandre Valle, eis que, volta após volta, o nosso piloto vai ganhando posições tendo alcançado no final do seu turno a fantástica 4ª posição !
Ida às boxes, pesagem e troca de piloto.
Arranca o António Matos ciente da responsabilidade herdade.
A primeira volta mostrou-se-lhe madrinha pois o kart, quentinho , obedeceu desde logo e de maneira previsível.
A ideia era que com a paragem das outras equipas, podia não só não piorar a posição relativa como, inclusivamente, melhorá-la.
Mas o turno de condução estava no seu início e era necessário não comprometer nada com algum desvario menos pensado.
Ligou o seu MP4 e, ao som de Mozart , dedicou o Requiem ao resto do pelotão.
No dizer dum grande amigo seu, esborrachou o acelerador como se não houvesse amanhã e deu largas ao entusiasmo às notícias que vinham da sua box . Estava a subir posições e não via ninguém a pressionar o seu lugar.
Finalmente vem a informação de que alcançara o 1º lugar da classificação geral !
IP IP URRA, gritou de dentro do capacete e levou a sua concentração ao nível máximo.
Com a ordem da sua equipa para abastecer, sai , pesa-se, abastece de gasolina e substitui o piloto.
Operação limpa e lá vai o José Palmeirim, inconfundível no seu fato preto a contrastar com o azul cueca do bólido .
Com a perca natural de posições por via da paragem nas boxes, ele aí vai , lestrinho e a breve trecho a pedir messas à concorrência adquirindo a 2ª posição da geral !
Começava a ser notada esta In Hoc Signo Vinces ! e dá-se início à 2ª metade da corrida.
Volta o Alexandre a cumprir o seu 2º turno findo o qual abastece e substitui-se pelo António Matos.
2º turno também para este piloto foi a altura em que o referido software começa a dar de cabra e a comprometer irremediavelmente os interesses desta valorosa equipa.
Daí a ser-nos oficialmente anunciada uma penalização por excesso de tempo de condução foi um ápice cuja primeira impressão é que seria um erro da zona de controlo pois foi nossa intenção sempre acabar os turnos com tempo folgado para não penalizar.
Imbuídos, porém, daquele espírito que se pretendia naquela ocasião, optámos por não apresentar qualquer reclamação ao tribunal europeu e acatar pacífica e ordeiramente a punição.
Claro que esta punição era contabilizada em voltas, o que nos empurrou para lugares não consentâneos com o nosso gabarito.....!!!!
Com o orgulho ferido mas a gozar com o prazenteiro da acção solidária em que nos encontrávamos , lá fomos acelerando ao máximo, travando ao mínimo , ganhando mais umas posições e no fim honrou-nos um 6º lugar suado mas muito bem disputado.
Um grande prémio do gosto generalizado e a trazer ao rosto do Marcelo uma alegria contagiante a que ninguém ficou insensível e daí nos considerarmos todos vencedores sem desprimor, pelo contrário, daqueles que cortaram a meta primeiro e que , por isso mesmo, se abarbataram com as taças todas !
Como nota final , uma alusão a um acidente de grande espectacularidade protagonizado pelo mestre Rui Carvalho que , tendo capotado numa altura em que evitava chocar com uma concorrente , saiu , qual galgo do Afeganistão numa corrida super rápida de baixo do kart para uma zona segura , e apenas teve como consequência um bruto dum hematoma que lhe provocou dores valentes mas que, na altura em que esta crónica está a ser escrita já se sabe que não passou disso mesmo. Parabéns pela agilidade e rápidas melhoras !
Fotografia de família usual com o campeão Marcelo em destaque , ficou-nos o gostoso sabor de um dia voltarmos a pensar numa acção do género .
Até lá, um abração a todos.
António Matos
A simultaneidade de eventos desportivos do foro automobilístico na cidade do Porto ( Circuito da Boavista ) não ajudou a esta nossa iniciativa uma vez que dividiu os interessados.
Com uma intensiva acção de pressão sobre os participantes não lhes dando folga para pensarem noutra coisa, decidiu a organização manter um apertado calendário de envio de emails na tentativa de conseguir o maior número possível de presenças.
A ideia era oferecer a uma criança portadora de deficiência, uma cadeira de rodas eléctrica.
Mesmo não estando garantida a realização plena do montante monetário necessário, a organização aceitou o desafio de pôr à prova a solidariedade de um vasto grupo de amigos e amigos dos amigos, no sentido de viabilizarem este desejo.
Entretanto, algumas ajudas bastante significativas iam chegando e entre elas, é de salientar a do kartódromo do Bombarral ( na pessoa do seu administrador, sr. Amadeu ) que abdicou das suas margens comerciais pondo os custos do evento a níveis exequíveis ;
A Anditec, na pessoa igualmente do seu administrador engº Luís Azevedo, e fornecedor da cadeira , também se disponibilizou na ajuda com diminuição dos seus lucros ;
Houve também donativos individualizados que muito sensibilizaram demonstrando que o conceito de solidariedade não precisa das vantagens fiscais dos mecenatos para se tornar suficientemente generoso.
Publicitou-se o evento através do jornal Autosport,
Mandaram-se convites para a RTP e TVI,
Abordamos a prima, a tia velha, o vizinho, enfim, ia-se fazendo o que se podia …
Começavam, entretanto, a aparecer as primeiras inscrições.
O tempo, do ponto de vista meteorológico, não era prometedor e chegou a fazer baixas na lista dos inscritos.
A duas semanas da data agendada, 08 de Julho de 2007, deu-se o clic catapultador para o sucesso. As inscrições ultrapassaram o limite mínimo necessário !
Houve que acelarar os preparativos, as confirmações, as substituições, etc., etc., etc..
Depois começaram problemas de ordem burocrática como por exemplo o facto da cadeira para o Marcelo poder sofrer atrasos por via dos transportes situação que quería mos tornear, desse por onde desse.
Também apareciam notícias muito agradáveis como a que nos dava conta da formação de uma equipa só de senhoras ! Fantástico ! Estava garantido o sucesso !
O tempo, esse continuava incerto q.b. para, não desanimando as hostes, prometer uma prova menos participada pois os célebres peões e saídas de pista inibem sempre os praticantes menos experientes.
O boletim meteorológico era seguido pela organização 24 sobre 24 horas e o seu broadcasting fazia inveja às maiores equipas profissionais de F1 !
O circo montou-se e o dia chegou, finalmente !
Ventoso mas soalheiro com temperatura agradável.
Os pilotos começaram a chegar a bom ritmo ao kartódromo com a antecedência pedida o que merece um aplauso intenso !
Concretizadas as burocracias de papelada e trocadas ideias sobre as estratégias de cada equipa, o grupo seguiu para uma das salas de breefings onde o mesmo se passou com algumas palavras introdutórias do organizador.
Referidas as partes técnicas e chamadas as atenções para as situações mais críticas, os pilotos seguiram para o paddock para tomar contas dos bólidos atribuídos.
Afinadas as posições das baquets, eis que os motores começam a roncar e a dirigirem-se para a pista para as primeiras voltas de treinos que se prolongariam pelos primeiros 30 minutos.
A super profissional equipa In Hoc Signo Vinces ! da qual fazia parte a organização, e perante a possibilidade académica de os karts não terem autonomia para mais de 1h e 30 minutos ( o que levaria à necessidade de , pelo menos, 3 abastecimentos ) contratou o melhor software disponível no mercado para gestão de combustível e optou , soberbamente, para a hipótese de só fazer 2 abastecimentos !
Para tal , e com um suplemento pecuniário aos seus pilotos , aliciou-os com um chorudo prémio , a abdicarem de parte da sessão de treinos e assim pouparem gasolina que se mostraria essencial para no fim demonstrar toda a sua superioridade já de si incontestada ( passe a imodéstia ) .
Fechados os semáforos , finalmente, dá-se início ao 1º turno de condução .
Estávamos com um atraso em relação à hora prevista de cerca de 1 hora mas a boa disposição e o tempo minoraram esse contratempo.
Numa sequência de voltas rápidas, eis o primeiro tête e …. logo havia de ser com a equipa do In Hoc Signo Vinces !. O bólido 35 zaracoteia na 3ª esquerda e vê-se relegado praticamente para a última posição pois teve que deixar passar todo o pelotão.
Superiormente pilotado pelo Alexandre Valle, eis que, volta após volta, o nosso piloto vai ganhando posições tendo alcançado no final do seu turno a fantástica 4ª posição !
Ida às boxes, pesagem e troca de piloto.
Arranca o António Matos ciente da responsabilidade herdade.
A primeira volta mostrou-se-lhe madrinha pois o kart, quentinho , obedeceu desde logo e de maneira previsível.
A ideia era que com a paragem das outras equipas, podia não só não piorar a posição relativa como, inclusivamente, melhorá-la.
Mas o turno de condução estava no seu início e era necessário não comprometer nada com algum desvario menos pensado.
Ligou o seu MP4 e, ao som de Mozart , dedicou o Requiem ao resto do pelotão.
No dizer dum grande amigo seu, esborrachou o acelerador como se não houvesse amanhã e deu largas ao entusiasmo às notícias que vinham da sua box . Estava a subir posições e não via ninguém a pressionar o seu lugar.
Finalmente vem a informação de que alcançara o 1º lugar da classificação geral !
IP IP URRA, gritou de dentro do capacete e levou a sua concentração ao nível máximo.
Com a ordem da sua equipa para abastecer, sai , pesa-se, abastece de gasolina e substitui o piloto.
Operação limpa e lá vai o José Palmeirim, inconfundível no seu fato preto a contrastar com o azul cueca do bólido .
Com a perca natural de posições por via da paragem nas boxes, ele aí vai , lestrinho e a breve trecho a pedir messas à concorrência adquirindo a 2ª posição da geral !
Começava a ser notada esta In Hoc Signo Vinces ! e dá-se início à 2ª metade da corrida.
Volta o Alexandre a cumprir o seu 2º turno findo o qual abastece e substitui-se pelo António Matos.
2º turno também para este piloto foi a altura em que o referido software começa a dar de cabra e a comprometer irremediavelmente os interesses desta valorosa equipa.
Daí a ser-nos oficialmente anunciada uma penalização por excesso de tempo de condução foi um ápice cuja primeira impressão é que seria um erro da zona de controlo pois foi nossa intenção sempre acabar os turnos com tempo folgado para não penalizar.
Imbuídos, porém, daquele espírito que se pretendia naquela ocasião, optámos por não apresentar qualquer reclamação ao tribunal europeu e acatar pacífica e ordeiramente a punição.
Claro que esta punição era contabilizada em voltas, o que nos empurrou para lugares não consentâneos com o nosso gabarito.....!!!!
Com o orgulho ferido mas a gozar com o prazenteiro da acção solidária em que nos encontrávamos , lá fomos acelerando ao máximo, travando ao mínimo , ganhando mais umas posições e no fim honrou-nos um 6º lugar suado mas muito bem disputado.
Um grande prémio do gosto generalizado e a trazer ao rosto do Marcelo uma alegria contagiante a que ninguém ficou insensível e daí nos considerarmos todos vencedores sem desprimor, pelo contrário, daqueles que cortaram a meta primeiro e que , por isso mesmo, se abarbataram com as taças todas !
Como nota final , uma alusão a um acidente de grande espectacularidade protagonizado pelo mestre Rui Carvalho que , tendo capotado numa altura em que evitava chocar com uma concorrente , saiu , qual galgo do Afeganistão numa corrida super rápida de baixo do kart para uma zona segura , e apenas teve como consequência um bruto dum hematoma que lhe provocou dores valentes mas que, na altura em que esta crónica está a ser escrita já se sabe que não passou disso mesmo. Parabéns pela agilidade e rápidas melhoras !
Fotografia de família usual com o campeão Marcelo em destaque , ficou-nos o gostoso sabor de um dia voltarmos a pensar numa acção do género .
Até lá, um abração a todos.
António Matos
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