sexta-feira, março 02, 2007


De longa data, diria mesmo que era uma frustração, reconheci a minha não-apetência para as artes culinárias ! No entanto, toda a minha vida me lambi com o fascínio que qualquer programa televisivo sobre este assunto me causa.

Seja o mestre Silva, seja o Michelle, seja o João Carlos com a sua “Na Roça com os Tachos”, ou sejam todos aqueles chefes de cozinha estrangeiros que têm os seus programas, a verdade é que para mim, toda aquela teatralidade funciona como um elixir da juventude que no entanto me confrange por não conseguir fazer mais do que um ovinho estrelado.

Reconheço, porém, que na falta de prática e dedicação estará o único busílis a impedir que toda a minha mestria venha ao de cima !!!

Vou confessar-vos : estou a tirar um curso de culinária ! É verdade ! Já escolhi, inclusivamente as minhas cobaias para que um dia vos possa presentear com esta habilidade. Está prometido !

Este curso está na sua fase organizativa . Como noutra coisa qualquer, a mim o que me apetece é saber já preparar o melhor jantarinho passando por cima de alguma lições básicas.

Isso já me ia custando caro pois dentro da tal teatralidade, é-me incontornável aquela cena dos tipos cortarem qualquer coisa a uma velocidade estonteante com um facalhão e com o qual dissecam desde um dente de alho até um pepino, uma batata, ou mesmo os coentros !! É que já vou tentando fazer aquilo e às vezes as tangentes aos dedos transformam-se em verdadeiras secantes cuja consequência é derramar umas gotas de sangue a confundirem-se com a polpa de tomate !

A culinária tem muito de experimentação e nesta fase em que me encontro da pós-graduação, tem sido divertidíssimo aproveitar os restos da refeição da véspera para elaborar uma mistela que, fruto de ingredientes uns em cima dos outros, conseguem dar um toque de nouvelle cuisine a merecer aplausos de um qualquer incauto que aceite um convite meu .

Ando fascinado embora com as mãos a cheirar a refugado ! Mas que prazer aquele de ver o alho e a cebola a alourar !!!

Depois têm saído uma tortilhas de bacalhau, uns arrozes de camarão, um arroz de amêijoas ( este tive que à última da hora arranjar qualquer outro conducto pois tinha comprado 1kg de amêijoas mas quando lhes tirei as cascas, oh meu Deus ! aquela merda não dava nem para o gato !!!) umas massas guisadas com carne, eu sei lá …

E as sopas ? Comecei com aqueles caldos instantâneos ( sopa de rabo de boi ) para me sentir confortável ao admitir que já não morria de fome se tivesse daqueles cartuchinhos à mão . Agora já vou na de legumes ! A primeira vez saiu bastante enzeitada, tipo purga, mas agora já está melhor !

E arranjar o feijão verde de modo a que não se passe a refeição a cuspir os fios ? Tenho uma maquineta própria para essa tarefa mas até isso tem que se lhe diga , bolas ! É que a vagem era significativamente mais larga do que a lâmina que a deveria decepar !

Felizmente que há o telemóvel e quando tudo parece perdido, 919 …… estou, oh linda, diz-me depressa o que faço quando o arroz está a colar ao fundo do tacho ! Olha , o que ponho primeiro ao lume, a massa ou a carne ? Ah, ok, obrigado !

A dosagem do sal também se vai afinando.

Hoje recebo uma trupe familiar que será recebida com um prato vistosíssimo embora sem necessidade de esmeros culinários. Vou apresentar-lhes um robalo de 3 kg preparado ao sal . É uma das minhas habilidades. Costuma sair bem e com isso vou convencendo o pessoal do meu aproveitamento nesta arte.

De quando em vez, para desenjoar, passo por um restaurante para não esquecer o sabor dum prato confeccionado com todos os f’s e r’s …… E para repor os índices mais ajustados às características das papilas gostativas, just in case …

Minhas queridas e meus caros amigos, já sabem, quando tiverem a vontade de experimentar um pitéu à chefe António, digam e concerta-se sempre qualquer coisa. Se por outro lado quiserem ter o prazer da minha companhia, estou sempre pronto a partilhar uma refeiçãozinha num sítio tranquilo, de preferência a olhar para o nosso rio e com um “escravo” a cozinhar para nós !

Venham daí que isto não pode ser só karts !

4 Comments:

Blogger Luís Soares de Mello said...

Cá pra mim tás é a tentar baixar do peso mínimo de 80kg.

1:15 da tarde  
Blogger estrelinha said...

Muitos parabéns!!!
Acho muito bem. Claro que quero um dia experimentar um dos seu melhores cozinhados.
Um beijinho e bons petiscos!
Marcia

5:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não sabendo eu se a Estrelinha é a da novela ou se representa uma Márcia que me é próxima, gostava que me esclarecesse para depois começar a comprar as vitualhas que melhor satisfaçam o repasto a que nos dedicaremos. Se preferir algum recato na identificação aqui fica o meu email agmatos@clix.pt

12:39 da manhã  
Blogger estrelinha said...

Meu Caro "tio toni"... ao clicar na estrelinha, tem acesso ao meu modesto blog e logo ali, a algumas fotos muito simples de identificar a familia Nazareth Coelho.. Espero tambem encontrá-lo por lá, ok?

até breve
Marcia Nazareth

12:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


Free Counter