A existência de empregados de loja de venda ao público com a mais incapaz condição de atendimento por falta de simpatia própria, educação, formação, sentido de humor e de oportunidade, é, infelizmente, um factor de falta de competitividade nacional.
A vontade de me queixar não pactuando com a cretinice e com o enfastiado ar que põem como se nos estivessem a fazer o maior dos favores, é enorme.
Confesso que por sistema, exijo tratamento profissional não cedendo ao nacional porreirismo mas, devido às circunstâncias, optei por elaborar uma história que pudesse enfeitar o blog.
A nossa capacidade de aceitação da mediocridade é confrangedora !
A incúria das entidades empregadoras em não reciclarem convenientemente os seus funcionários ( com nítidos prejuízos para a casa ) não o é menos.
A acção passa-se, pasme-se !!, nas instalações do Sport Lisboa e Benfica na sua loja Media Mark.
Pasme-se, pois será de perguntar o que é que eu podia andar a fazer em tão sórdidos territórios ?
A verdade é que numa hora dedicada ao dolce far niente resolvi procurar um electrodoméstico banal - um aspirador - pois o velhinho Nilfisk calou-se definitivamente.
Passando perto daquelas instalações, achei que seria interessante aperceber-me da oferta que o mercado proporciona e vai daí, entrei.
Depois de uma visita generalizada ao sítio, quedei-me na zona que procurava, mirando os diversos modelos apenas pelo seu design e não do ponto de vista técnico e/ou tecnológico. Para isso aproveitaria a presença da funcionária para o devido esclarecimento.
Uma vez libertada de outros afazeres, lá apareceu a dita mulher à qual me dirigi dizendo-lhe apenas : " venda-me um aspirador".
O ar que emprestei a este primeiro contacto era dum desafio evidente às capacidades comerciais da minha interlocutora que, no entanto, não "apanhou a mensagem" tomando desde logo uma impertinente postura atirando com um eu não sei o que o senhor quer pelo que não consigo vender-lhe nenhum aspirador.
Perante o nariz emproado da dita, assumi que a coisa se iria complicar para o lado dela, tendo-lhe pedido que, não sendo eu um entendido em aspiradores, esperava que fosse ela, por ser a técnica, a aconselhar-me o que considerasse melhor na relação price-perfomance e de acordo com o uso previsível.
Primeira ofensa: empertigou-se dizendo que não era técnica nenhuma mas sim uma vendedora !
Perguntei-lhe então como conseguiria vender a máquina se não conseguisse convencer o comprador das suas vantagens comparativas com as outras.
Que o interessado é que tem que saber o que quer e depois é chegar à loja e "aviar-se", nada mais, disse.
Perguntei-lhe para que era, então, preciso uma vendedora.
A coisa prometia e ela começou a dar o flanco.
Começou por me questionar se queria com saco ou sem saco.
De imediato raciocinei que a nova tecnologia dispensava o saco mas, perante o "filme" pedi-lhe que me esclarecesse sobre as diferenças entre uma coisa e outra e que me aconselhasse.
A "explicação" foi cabal : é a mesma coisa, é uma questão de gosto !
Entusiasmado com o design futurista de uma dessas maquinetas, questionei a funcionária sobre porque é que devia comprar aquele e não um outro que estava ao lado cujas especificidades desconhecia de todo.
"Não há diferenças de maior, é tudo mais ou menos igual".
E assim foi continuando o tête-à-tête até que, já cheio de aturar a fedelha, limitei-me a dizer-lhe que estava a ser avaliada na sua postura e competência profissionais e que o resultado era altamente negativo pelo que iria elaborar um relatóio a informar a entidade patronal .
Desta vez, porém, deu-me mais gozo este teatro do que pôr o pé em cima do pescoço dum Benfica que já de si está bastante pisado por uma época nada conseguida.
É certo que o presidente é de opinião de que em equipa que perde não se mexe mas espero que não seja necessário arrasar com o negócio para depois vir armado em salvador da pátria e iniciar a caça às bruxas !
Haverá cisco no olho ?
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