domingo, março 25, 2007


Fim de semana passado, calendário kartista cumprido, a Batalha mostrou-se uma vez mais uma pista a conciliar a velocidade permitida nas partes mais rápidas com a tecnicidade exigida nas mais lentas.

Como convém, aliás, satisfazendo duma acentada a grande maioria dos pilotos participantes neste 3º G.P. do campeonato IN HOC SIGNO VINCES!.

A complementar todo este cenário, os karts que a organização ( a partir de agora designada por "eu" ) negociou, mereceram a aprovação generalizada do grupo pese embora ao piloto Rui Mealha ter saído na rifa um que viria a gripar em plena prova cortando-lhe qualquer hipótese de uma boa classificação.

Quanto a este problema técnico julgo não haver a mínima hipótese de dar origem a qualquer tipo de comentário que não seja : azar! E tanto maior azar para o Rui ( podia ter acontecido a outro qualquer ) uma vez que o sorteio foi feito de maneira transparente atribuindo, por ordem sequencial, o kart nrº 1 ao nome inscrito em 1º lugar na folha de inscrições e assim sucessivamente.

Foi claro que o Rui não devia jogar no totobola nesse dia pois não se ficou por aqui no tocante a imponderáveis.

Desde logo nos treinos o transponder não funcionou e, por isso, não foi cronometrado o seu tempo o que, julgo, configura uma situação prevista nos regulamentos e que sentencia o arranque da última linha da grelha de partida.

Alheio, evidentemente, a todas estas vicissitudes, podia limitar-me a registar o acontecido, felizmente muito raro, mas não senhor, elaborei uma pergunta para a federação Nacional de Automobilismo e Karting no sentido de ser informado de quais os procedimentos que são utilizados perante situações deste género. Agradeço que perante isto, se mantenham calmos pois dar-vos-ei conhecimento do feedback do que me transmitirem ( ver fim ).

Entretanto ( vejam a pachorra !! ) consultei de moto-próprio alguns regulamentos de karting tendo-me detido nas "Prescrições Específicas de Karting 2007".

Li o capítylo XIV - Sistema de Cronometragem

Debrucei-me sobre o ponto 14.4.2 que diz "qualquer deficiência verificada num transponder que tenha implicações na classificação, não poderá ser imputada ao organizador, assumindo o concorrente todas as consequências resultantes do seu eventual mau funcionamento"

Como sou absolutamente contra as teorias de conspiração, prefiro dizer que com o azar do Rui outros ficaram favorecidos ( eu, desde logo) mas que o restante campeonato nos dará o ensejo de assistirmos a todo o virtuosismo com que o Rui nos brindará em futuras corridas.

Passemos a outros comentários a merecer destaque nesta edição do blog.

Desde logo a carismática introdução do mestre Pragosa à teoria mecânica destes karts e aos conceitos de força centrífuga em análise. Julgo que uma referenciazita à força centrípeta não cairia mal também pois como as duas tendem a anular-se, não ficaria a necessitar de cuidados intensivos num qualquer SPA perto de mim para "desembrulharem" o que me ia no pescoço !!!!

Havia diferenças de andamento consideráveis entre os homens da frente e os homens e senhoras de traz o que, salvaguardando uma ou outra situação a carecer de correcção, considero-as muito interessantes pelas manobras que exigem aquando das dobragens e dos consequentes amontoados de piloto por metro quadrado.

Houve, como sempre, grandes despiques para abrilhantarem a festa mas torna-se importante a usual chamada de atenção para que cada um de nós exerça uma acção pedagógica junto dos amigos que convida a participar pois continua a haver queixas no fim das corridas perante comportamentos reprováveis com conduções anti desportivas as quais, além de lamentáveis, são inquestionavelmente inadmissíveis.

Eu já o disse mas volto a fazê-lo, não assumo o papel de puxar as orelhas a quem quer que seja quando me são manifestadas queixas por maus comportamentos em pista ! Sou de opinião que cada um, aberta, frontal e educadamente aponte o dedo a quem achar dever fazê-lo, com nomes, para que a culpa "não morra solteira" !

Mas nem só de coisas a necessitarem de correcção se pode escrever ! Não queria deixar de mandar um "parabéns ! " ao amigo Paulino pela sua postura irrepreensível em pista !

Quanto às senhoras, rendo-me literalmente às exibições pois, convenhamos, atirarem-se para o segundo 48/49 é obra !! Desafio-as a umas incursões "clandestinas" a sessões de treinos nas vésperas das provas pois estão muito perto do "clic" necessário para integrarem o pelotão da frente ! Força, meninas !!

Uma palavra em especial aos Alexandre Valle e Luis Moura por me terem permitido umas lutas bastante difíceis mas da maior correcção. A foto com a qual tentei ilustrar este post reflecte as estupilhas que tive que passar para chegar lá acima !!!!

A todos os outros participantes regozijo-me com as presenças que confirmam o bom ambiente reinante no grupo.

NOTAS FINAIS :
1º - Próxima prova em Leiria a 15 de Abril às 12H30
2º - LUIS FARINHA - com a desistência do Luis Mealha em continuar a disputar este campeonato, já o estou a considerar inscrito para Leiria
3º - Acabei de receber a informação da FPAK :
Na situação passada na Batalha e que prejudicou o Rui Mealha, a resolução passa por uma questão de bom senso e que tem como acção colocar o piloto na última posição da grelha de partida.

Free Counter