quarta-feira, abril 25, 2007


No dia em que a edilidade lisboeta dá largas a um dos seus verdadeiros desígnios – abertura do túnel do Marquês de Pombal – eis que aparece toda uma lista de inseguranças que o mesmo encerra criando o verdadeiro pânico àqueles que se aprontavam para passar o 25 de Abril de 2007 enfiados numa bicha para serem os primeiros a atravessá-lo, lá pelas 20 horas.

As televisões lá estarão para lhes dar cobertura e o país ouvir o ensurdecedor buzinar dos Zés-pacóvios que, finalmente, têm uma diversão diferente daquela que é o passeio dominical pelo shopping.

Esperemos que tanto voyeur apitador não provoque o estremecer das paredes e aquilo não venha tudo abaixo !

Como não fui motivado em especial para os pormenores da construção, só ontem fiquei a saber que aquilo mais parece uma pista de saltos de ski pois, dizem, tem uma inclinação de 10% !!!

Só por si, este número não me diz nada, mas na comparação com os 7% e 8% que por vezes vemos nas estradas, deixa-me perplexo entre o cagaço da claustrofobia e o gozo duma descida a imitar as pistas geladas de Andorra em plena época invernal !

Deve ser excitantíssimo !

Mas o dia de hoje tem uma outra notícia com afinidades a esta na medida em que pressupõe viagens, distâncias, aventura, subidas, descidas, enfim .

Trata-se da descoberta de um novo planeta com características muito semelhantes às da Terra e cujo nome de baptismo terá sido ( assim o entendi ) o Belise 578 C.

A minha perplexidade é se a sua exploração é agora entregue a uma qualquer equipa portuguesa chefiada pelos altos dignitários da Câmara Municipal de Lisboa ou mesmo pela bombeirada ! É que, pelos vistos, há corpos de bombeiros pró-túnel e corpos de bombeiros contra-túnel .

Se os põem a administrar as condições de segurança da ida ao Belise, arriscamo-nos a que no fim da douta auditoria, daqui a 100 anos, quando estiver tudo, tudo, tudo pronto para serem lançados no espaço, verificarão que, afinal, se esqueceram de fazer o foguetão !

Free Counter