sexta-feira, abril 20, 2007



O que nos separa ?

A idade ? Desde logo ! A minha, de decano, com a maturidade própria de avô ;

O estilo de vida ? Sem dúvida ! Ele passa os dias agarrado ao volante de velhas charretes enquanto eu vou-me agarrando ao computador escrevendo sobre o que me dá nas ganas ;

"Me doblaron otros coches, no otros pilotos"

Grande frase esta, plena de humildade desportiva por parte de Alonso !!!

Leiria não é no Bahrein, mas os karts permitiam raciocínios idênticos se os verdadeiros campeões não fossem, esses sim, mais comedidos nas informações para a imprensa.

Afinal também nos separam posturas perante a vida !

Alexandre, gostei da sua sensibilidade posta em email perante as divergências e o modo como as dirimir.

Espero que a idade de cada um possa permitir a catarse da frivolidade.

14 Comments:

Blogger ruimealha said...

Efectivamente a vida é um emaranhado de coisas boas e más. Devemos saborear as boas e resolver as más o melhor possível, aprendendo sempre com os erros. Nós brincamos às corridas e BRINCAR é sempre importante, independentemente da idade. Às vezes, porque competimos, temos divergências, mas temos que as resolver, partindo do princípio d que somos adultos, de que as regras do jogo são iguais para todos e de que estamos ali principalmente para nos divertirmos sem nos aleijarmos. Isto é o mais importante; todo o resto, tal como classificações vem por acréscimo. a F1 as coisas são diferentes, o jogo é a sério, os interesses envolvidos são enormes, o "fair-play" quase não existe e os pontos em comum com as nossas "brincadeiras" são ilusão de óptica. Relativamnete ao Alonso, apesar de latino, tem o temperamento de um nórdico, é frio, arrogante e antipático, apesar dos esforços dos consultores de imagem, mas é um grande piloto. Não tem a maldade profunda do Schummaker (A Besta), não tem a garra e o génio sobredotado do AYRTON SENNA - que saudades!!! - mas é um piloto feito, de momento o melhor. Não li o comentário referido pelo António mas li outro em que ele diz que nem sempre se consegue afinar o carro convenientemente, como foi o caso da última prova. Teve um lampejo de humildade (imagem) e é, quanto a mim, o grande favorito para este ano. Quanto ao IHSV não posso revelar quem é o meu favorito, como dizia o outro: "previsões só msmo no fim..."

4:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Finalmente ,depois de tanto tempo, tenho uma divergência contigo Rui!!! hehehehe
Aposto que já tinhas saudades !
Penso que na F1, também há "fairplay". E existem suficientes provas disso. Ainda este ano o Coulthard deu provas disso.
Em qualquer desporto, se não existir "fairplay", é-se fortemente penalizado, quanto mais não seja, na imagem pública. A partir desta outras consequências surgirão.
Alguns campeões, por ti mencionados no teu "post", foram vitimas da sua arrogância no passado, e perceberam que tinham de mudar a sua imagem/atitude.
Alguns deles mesmo, em determinados momentos, tiveram de perder a sua arrogância e desculpar-se, por algumas atitudes, tanto em pista como fora dela.
A diferença entre a F1 e o nosso kart de lazer, é que não existe uma FIA para fiscalizar e regulamentar. Existe sim um grupo de pessoas maturas, que sabe auto controlar-se, e sabe resolver os problemas internamente. Aqui também, cada qual quando erra, deve saber assumir o seu erro e desculpar-se por isso. Não só revela maturidade, mas também respeito entre os seus pares.

Quanto à ilusão de óptica, se as regras no desporto automovel, são iguais para as diferentes categorias, em provas de circuito fechado, se entre nós e a F1, existe essa ilusão, então é porque ou na F1 (???) ou no IHSV, elas não são cumpridas !!!

Para terminar, podes dizer que o teu favorito no IHSV és tu mesmo ! hehehehe
E eu sei que vais puxar pelo teu piloto favorito nas próximas provas, para ele recuperar alguns pontinhos perdidos !
Muito suor está para vir...

Alexandre Valle

4:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Rui, parafraseando um dos já retirados campeoníssimo da fórmula 1, há uma grande diferença entre um grande piloto e um campeão.
E geralmente começa-se por ser um grande piloto. Só. Lembremo-nos do saudoso Ayrton. Um virtuoso, no princípio, mas nunca um campeão !Conseguia dominar todas as corridas mas por regra não acabava nenhuma ! Depois fêz-se ! E que campeão !!!
O Alonso, neste momento, ainda não ultrapassou o estatuto de grande piloto. E que se cuide, pois tem outros grandes pilotos a morderem-lhe os calcanhares !!!
Já o Schumi, ( um verdadeiro cabrão ), foi sempre um campeão. Só não lamento dizê-lo porque sou desportista e consigo discernir o cognac do trabalho mas o gaijo, além de mau, tinha aquela cara de estupor, aquela postura ariana tão démodé mas ... um campeão !
Voltando ao Alonso, li várias opiniões de especialistas e dos próprios pares onde apontam o dedo a uma certa má-formação do "bicho" que vem ao de cima quando perde !
Dizem mesmo que já deixou de sorrir !!!
Pode ser que o escurinho lhe trate da saúde .
Cá por mim, que vença o melhor !

5:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Falando dos grandes campeões e do fairplay, aqui se vê como rápidamente se estala o verniz e se perde toda a razão que se possa ter no momento.
Decorria o ano de 1982, e o episódio foi na Alemanha.
Divirtam-se...ou então reflitam !
http://www.youtube.com/watch?v=8-b3a90QoT4

Alexandre Valle

6:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aqui vai mais um em que o campeão, faz birrinha, porque todos têm uma opinião contrária à sua !
http://www.youtube.com/watch?v=8KHFWq99ybQ

Alexandre Valle

6:23 da tarde  
Blogger José Luís Fonseca said...

É gira e pertinente esta comparação entre a F1 e o IHSV.É que sinceramente, acho que por vezes quando estou na pista de capacete enfiado e à procura da trajectória ideal e à luta por um lugar, me esqueço completamente que ela existe! São esses momentos de fantasia (quase infantil) que valem as corridas de Kart.
Mas, para que esses momentos fiquem na nossa memória como dos mais agradáveis da nossa vida é preciso também fazer o retorno ao bom-senso dos adultos lembrando-nos o que se ganha realmente nestas corridas. Ao contrário da F1, não se ganham patrocínios, nem fama, noticias de jornais ou rios de dinheiro. Seja em 1º lugar ou em ultimo só se ganha uma coisa ..o gozo de andar de Kart! É claro que é mais "giro" ficar à frente do que atrás. É "mais giro" , mas não é relevante, porque quem ganha mais é quem se diverte mais e não quem marca mais pontos! Era só para lembrar este pormenor (que eu algumas vezes também me esqueço!!)
Quanto ao Fair-play, acho que não é uma questão de Marketing ou de relações públicas, mas de atitude.
Passar a ser simpático só porque isso dá melhor imprensa ou pode ser útil para a carreira é cinismo e não Fair-Play.
Li um episódio da F1 dos anos 50, em que no GP. de Portugal o Mike Hawthorn, empurrou o seu carro em sentido contrário até às Boxes, pelo que deveria ser desclassificado. Stirling Moss , apesar de ter visto a ocorrência, recusou liminarmente denunciar o caso, porque um piloto ganha corridas na pista e não na secretaria. Devido a esse facto Hawthorn ganhou o título a Moss.
Moss acabou por nunca conseguir um título sequer e no entanto será para sempre recordado com muito mais respeito que um Alonso ou até um Schummacher.
Nesses tempos havia muito menos a ganhar e sobretudo muitissímo mais a perder e o fair play era uma filosofia de vida e não uma questão de imagem!

Um abraço a todos,

José Luís Fonseca

6:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Comungo na íntegra daquilo que o Zé Luis referiu (se me permite, aproveito a pedagogia para, citando-o, fazer um copy/paste para o AutoSport daquilo que expressou...)...

10:56 da tarde  
Blogger Luís Soares de Mello said...

Já vi circularem mails com crónicas; já vi que há comentários no blog; já vi que estou atrasado !...
Seja como for, vou fazer o meu comentário sem ler nenhum dos outros, pq é a única maneira que tenho de dizer exactamente o que me vai na alma qto à última prova do In Hoc Signo Vinces, sem me deixar condicionar pelas opiniões que possam estar lá expostas - e o que me vai na alma não é nada bom.

A corrida de Leiria tinha tudo para repetir o sucesso da anterior, em Dezembro, mas não foi. Não foi pq eu não estive à altura do acontecimento e me deixei levar por um excesso de competitividade e pela atitude típica portuguesa de não querer ficar para trás, qdo achamos que nos fizeram uma malandrice. Parecia um daqueles bacocos que lutam desesperadamente para não deixar o parceiro do lado passar à frente no garrafão da ponte 25 de Abril.

Voltemos ao princípio.

Sendo proverbial a minha apreciação negativa aos karts que me saem na rifa, começo por aí: O meu kart era só melhor kart que já apanhei em Leiria !!! Um bomba. (O único pequeno defeito que apresentava, não travar, foi corrigido com 2 paragens nas boxes durante os treinos).

O 2º lugar nos treinos atestava quão bom era o kart. A presença do Alexandre ao meu lado prometia uma excelente e leal disputa.

A partida começou logo por estragar as melhores perspectivas. Fiquei parado a olhar para o sinal, o Rui Mealha não me conseguiu evitar, eu dei um toque no Alexandre, os 3 ficámos semi-embrulhados e o Luís Moura pisgou-se (se não foi isto foi algo parecido, mas que o Luís se pisgou, isso pisgou-se).
Em poucas voltas, consegui recuperar do 4º ao 1º lugar. Estava convencido que lá, me conseguiria manter sem dificuldade de maior, mas o Alexandre colou-se rapidamente a mim. O kart dele aproximava-se assustadoramente na recta das boxes, sendo iminente a ultrapassagem.
Começou então o disparate, que não tenho condições de precisar. A verdade é que entramos ambos numa espiral de arriscar em demasia, seja na tentativa de ultrapassagem, seja na defesa da posição. A consequência foi um sem número de ultrapassagens, mas também um sem número de erros e de toques. Um acumular de ressentimentos e disparates. Não considero que tenha havido premeditação de nenhum de nós em nenhum toque, mas a verdade é que houve vários muito para além do razoável - os dois mais espectaculares por disparate meu. Como é óbvio não acho que tenho sido eu a começar os disparates, mas isso é perfeitamente irrelevante – de certeza que o Alexandre pensa que tb não foi ele e é mto provável que tenha razão., a verdade é que me deixei levar.

Acredito que tenha sido mto giro de ver para quem está do lado de fora. Acredito que outros se pudessem divertir nas mesmas circunstâncias. Eu não me diverti nada e não posso deixar de me culpar por isso. Mais importante que a pista é a amizade fora dela e, pela minha parte, fiz suficientes disparates para a pôr em causa.

Finda a 1ª manga, a minha única preocupação foi pôr água na fervura, mas se calhar era cedo demais para o tentar fazer. Limitei-me a jurar a mim próprio que os mesmos disparates não se repetiriam na 2ª manga. Planeava deixar o Alexandre ir embora e ir atrás dele, sem qq tentativa de ultrapassagem.

A verdade é que as coisas raramente correm como esperamos. Na 2ª manga foi o Alexandre que arrancou mal e eu passei para a frente. De qq forma, das 2 vezes em que se mostrou ligeiramente mais rápido que eu, assinalei-lhe a passagem. Passei-o eu outras 2 vezes que errou. Da 2ª ganhei algum tempo e então acabei por fazer algum esforço para me distanciar. Acabei por ganhar a manga, apesar de alguma perda de tempo na ultrapassagem de retardatários. O facto de o Alexandre não me ter apanhado nessas alturas, bem como ter sido mais lento que na 1ª manga, indicia-me que estava tb ele a fazer um esforço de contenção para que não nos encontrássemos em pista.

No final trocámos cumprimentos já calmos, com o Alexandre patenteando a sua habitual boa disposição. Não sei o que lhe ficou dentro e até que ponto a situação ficou completamente sanada. Espero que tenha ficado. Pela minha parte, não me esquecerei que me deixei levar para um tipo de condução que critico profundamente, numa escalada sem sentido, que se calhar só estava na minha cabeça. Nunca provoquei o toque, mas fiz mto, mas mesmo mto disparate. Não digo que seja uma corrida para esquecer, pq tenho de me lembrar e evitar voltar a cair nos mesmos erros. Não posso voltar a entrar na mesma espiral de risco. Foi a 1ª vez, espero que a última.

Tb aprendi umas coisas giras qto à forma de guiar. Verifiquei que o cone de ar tem mesmo importância – quem quer que fosse atrás na recta das boxes apanhava sempre o outro antes do final, com a sucção. Aprendi ainda a não me defender na curva a seguir à meta, onde fui passado várias vezes, ficando em melhor posição à saída e recuperando 2 curvas depois, na esquerda.

Enfim, foi uma prova diferente.

Aos rookies e outras mentes mais sensíveis, só posso desejar que não sigam o meu exemplo nesta prova.

Até ao Bombarral, onde espero voltar a competir com juízo e divertir-me.

Beijinhos e abraços,

Luís.

8:57 da tarde  
Blogger Luís Soares de Mello said...

Isto de quere postar às escuras dá direito a disparate: postei no s´tio errado. Vou ver se encontro o certo.

9:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Afinal estás vivo....!!!
Depois de uma semana de silêncio, pensava que te tinhas exilado na Polónia !!! hehehehe

9:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É-me particularmente difícil escrevinhar umas linhas quando uma certa maneira de ser irreverente, com a quantidade de polémica que me caracteriza, e ainda a tendência para saborear a vida com graça, prazeres, e sarcasmo, se juntam e fazem um caldo de uma cultura que não menosprezo e me ponho, finalmente, a comentar um comentário.
É-me didícil e, muitas vezes, perigoso pois a incapacidade de traduzir por escrito o que nos vai na alma é coisa para uma certa erudição que, de todo, não tenho.
Daí, as consequências poderem ser desastrosas ao dar-se a entender uma coisa diametralmente oposta ao que se pretendia dizer.
Mas estamos num sítio onde essas polémicas ( se abertas ) devem ser dirimidas com as armas que cada um tem até à estocada final.
Serve toda esta introdução para me referir ao post do Luis Soares de Melo.
Devo dizer que não estranhei absolutamente nada que o tenhas feito com a frontalidade e elegância com que o fizeste pois conheço-te há tempo suficiente para saber que essa é a tua maneira de ser.
Eu sei que tens sempre um estupor dum kart que ou não trava, ou foge para a esquerda ou apita quando aceleras, ou ainda que não te obedece quando pões em prática a Pragosa's teria ; eu sei e todos sabem ! Todos sabemos que tens o olho que às vezes precisa de levar com as célebres gotas o que te leva a perder algumas corridas ; todos sabemos que tens necessidade de, quando ganhas, de vires dizer que mesmo assim o kart era uma merda ! Todos sabemos que tens necessidade de vir barafustar porque os astros não estavam em conjugação e daí a coisa não te ter corrido de feição !
Todos sabemos isso mas eu sei mais !
Eu sei que és um gaijo porreiro e que és capaz desse gesto bonito de vires também dar a mão à palmatória e assumires a tua quota-parte de responsabilidade nas broncas .
Porque sei disso e porque deste a conhecer a quem ainda não te conhecia essa tua faceta, parabéns, Luis, foi bonito !
Posto isto, vê agora se não te esqueces do que disseste ( foi a última vez que o fiz .... bla bla bla)para eu começar a ter umas corridinhas mais sossegadas !
Prometo que tentarei diabolizar-te as corridas para te manter afastado e sempre atraz de mim mas se alguma vez levares uma coqueirada como já no passado levaste, fica aqui já expresso que a culpa foi do kart que me deram que não trazia pastilhas de travão !
Um abração do teu amigo António

10:44 da manhã  
Blogger Luís Soares de Mello said...

Bom, pelo comentário do António, parece-me que fui longe demais no no meu post anterior...

Clarificando: a única coisa que procurarei não repetir é entrar numa espiral de risco. Qto ao resto, pretendo continuar a não lhe deixar a vida sossegada e uma caqueiradazita no organizador, de vez em quando, até faz bem ao stress. Tem é que ser distraidamente e sem dar mto nas vistas, pois da 2ª vez que tiver que vir cá fazer mea culpa, já ninguém me compra.

10:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quer isso dizer que desta vez te comprei ? És um vendido !! Dou-te o troco no Bombarral.

7:52 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu só queria que chovesse...

9:59 da manhã  

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