domingo, janeiro 21, 2007


Finalmente demos início ao campeonato 2007 !
Foi no kartódromo do Campera ! Casa cheia ! 23 pilotos ! É obra !!
A organização sente-se particularmente satisfeita por ter conseguido recuperar de uma situação menos boa dos princípios de 2006 altura em que as presenças variavam na razão inversa da evolução da crise .
A escolha deste kartódromo veio no seguimento de várias interferências nesse sentido e também por se tratar de uma pista nova para muitos elementos do IN HOC SIGNO VINCES !
É uma pista relativamente lenta, muito sinuosa e daí muito técnica, onde as vantagens têm que ser muito bem estudadas e não dá direito a erros sob pena de se comprometer a corrida.
No fim da prova julgo, todos estávamos aptos a começar pois já teríamos ganho as trajectórias ideais ...
A presença de duas novas aquisições para o pelotão - a Susana Palmeirim e a Catarina Fernandes - deram um toque charmoso ao conjunto que se pretende manter.
A corrida seguiu o tradicional figurino ( 10+25+25 ) .
O tempo esteve seco o que facilitou bastante nesta pista.
Fizeram-se óptimos tempos ( 46,6 seg. ) e cada vez é maior o grupo de pilotos separados apenas por 1 seg. Desta vez aconteceu com os primeiro 14 !!! Notável !
Houve os inevitáveis toques de corrida mas na generalidade houve grande disciplina !
Lamentavelmente continuam a acontecer casos isolados de incompreensível agressividade verbal o que leva a organização a ponderar atitudes de saneamento que podem implicar a não aceitação de pilotos que não se comportem dentro dos limites tidos como desportivamente aceitáveis e socialmente admissíveis. Fica a advertência para quem servir a carapuça e pede-se a maior contenção para ninguém ficar mal na fotografia. Vamos conseguir, tenho a certeza !
A próxima corrida é em Évora no dia 24 de Fevereiro às 11 horas e estão abertas as inscrições para os elementos do IN HOC SIGNO VINCES ! A partir de 12 de Fevereiro, havendo vagas, as mesmas serão postas à consideração de elementos de fora do grupo.
Treinem muito ! ( alguém quer ir lá num sábado dos entretantos ? )
Um abraço

7 Comments:

Blogger Luís Soares de Mello said...

Foi uma grande festa termos a pista tão cheia. Foi igualmente um bocado difícil num circuito pequeno e lento efectuar dobragens - especialmente aos menos pesados, que não levavam lastro (em especial as elegantes senhoras), que compensavam na saída das curvas o que perdiam na entrada. Todos os pilotos da frente terão passado por essa dificuldade, o que deu outro frisson à prova.
Pessoalmente, foi uma dificuldade para a qual não me preparei - era impossível treiná-la ;-). Isso estragou-me os treinos e condicionou-me a corrida, pois fui realmente nabo a encontrar voltas limpas nos reinos.
Nas provas, era impossível recuperar sem arriscar, o que me levou a inevitáveis toques. Se não consegui evitar toques, o que procurei sempre foi evitar beneficiar com eles, voltando sempre a ceder a posição à vítima da ocasião. No final não vi ninguém com uma moca atrás de mim, por isso creio que foram compreensivos (ou pelo menos condescendentes) com este comportamento.
De 7º nos treinos, para 2º no final da 2º manga, com um pião pelo meio, foi o que deu para recuperar. Foi giro.
Venha agora Évora.

(Por falar em Évora, no espírito de profissionalismo tão louvado pelo nosso organizador-mor, desde já informo que mais uma vez me irei deslocar a essa pista com o Troféu Ormei, 2 semanas antes da nossa prova, de forma a treinar para conseguir o que não consegui agora: vencer a prova.)

9:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

1º - eu tinha dito que a corrida no Campera podia traduzir-se numa procissão .....
2º - pronto, o LSM já arranjou maneira de "oficializar" os treinos que vai fazer a Évora !

11:06 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Aqui dou umas achegas relativamente à prova de ontem!:

Sinceramente gosto da pista do Campera que, não sendo rápida [longe disso] obriga a alguma condução, sendo importante, na minha óptica, em alguns locais, fazer bem a primeira curva para se poder ser rápido e eficaz na imediatamente seguinte.

Além disso, como o pelotão foi extenso, raramente houveram momentos de monotonia em pista e por isso, da minha parte posso referir que uma vez mais me diverti que é, aliás, o mais importante nestas incursões pelo `In Hoc Signo Vinces!´.

O estado dos karts parece-me ser interessante, pois são estáveis a curvar e têm boa velocidade de ponta.

Com estes predicados, julgo que estavam reunidas as condições para uma grande `première´ e creio que isso efectivamente se verificou.

Já foi comentado por aqui que, pelos vistos no final da prova houve algumas altercações por parte de algum(s) dos participantes.

Sinceramente tal facto deixa-me algo surpreso, pois não me apercebi de nada. O que se passou em concreto?...

Relativamente à minha prova, provou-se uma vez mais a já célebre e `clássica´ máxima da síndrome do `meio segundo´.

Em termos de condução, não creio que possa ser substancialmente mais rápido daquilo que tenho vindo a ser.

O grande problema, é bom de ver, é que levo no meu kart mais 15 quilos do que a maioria dos pilotos da frente do pelotão, o que torna muito difícil fazer resultados melhores.

Quando vejo, por exemplo, que na tabela de tempos [voltas mais rápidas] apenas fui mais lento que o Rui Mealha [um piloto reconhecidamente bastante rápido] 2 décimos de segundo, não me posso dar, face à diferença de pesos, por muito insatisfeito.

A sessão de treinos correu bem, pois ao ser o 6/7º a ir para a pista, apostei desde logo em ultrapassar todos os pilotos que estavam à minha frente [pouco experientes] para poder ter pista livre à minha frente.

Isso verificou-se, e pude rodar ao máximo durante 4 voltas, atacando o que podia, mas ainda com os pneus longe da temperatura ideal.

Não obstante isso, acho que o meu kart estava de acordo com aquilo que gosto [boa velocidade de ponta, estabilidade e facilidade de inserção em curva], pude atacar e, no fim dos treinos fui 4º[não sem que antes tenha tido um toque muito violento - que me foi impossível evitar - com a Susana Palmeirim mesmo a acabar os treinos que felizmente não a aleijou], deixando atrás de mim gente tão ilustre e `TITiana´ como, entre outros, o Alex Valle, o Luis Mealha e o Luis Soares de Mello.

O toque com a Susana descompensou-me claramente o kart nas curvas para a esquerda [onde tinha de lutar muito com o volante para evitar que ele escorregasse de traseira] e o meu bólide a partir daí nunca mais voltou a ser o mesmo.

Na 1ª manga saí normalmente, mantive a minha 4ª posição, mas eis que ao fim das 1ªas voltas já estava, após manobras algo optimistas na curva `2´, a ser passado exemplarmente pelo Alex e pelo Luis Mealha.

Pouco depois aparece-me o LSM e decidi não prejudicar a prova dele, pois estava [e é...] mais rápido que eu, e assim, ao invés de estarmos a perder ambos tempo em luta directa [e dar azo a que quem viesse atrás se chegasse a nós com maior facilidade], fiz-lhe sinal e ele passou.

Como ele fez um pião eu ultrapassei-o de novo e lá voltei a abrir para ele passar novamente, pois estava claramente mais rápido.

Com um kart pouco colaborante, chegou-se a mim o Nuno Moura que me conseguiu ultrapssar.

Andamos em luta directa, com um ou outro toque à mistura [ele na curva `2´ travava enquanto que eu só levantava o pé do acelerador e não consegui evitar dois toques que foram involuntários...], mas já não consegui voltar a ultrapassá-lo, tendo ainda sido surpreendido, mesmo no final da manga por um outro piloto [não fixei o nome] que tinha na camisola estampado `Caselas F.C.´.

Fiquei para aí em 10º, resultado algo desapontador, mas que não foi possível ser melhor dado o estado desalinhado do kart.

A 2ª manga correu-me algo melhor, saí bem e ganhei uma ou duas posições.

O Alex passou-me logo de início, pude segui-lo e ver que ele efectivamente conduz muito bem, pois segui-o colado a ele durante umas 3/4 voltas.

Ultrapassei o Nuno Moura após uma breve hesitação dele nas dobragens aos retardatários e reditamos o despique da 1ª manga, não sem que antes aparecesse de igual forma o Luis Moura.

Luta a 3 até final, tendo eu conseguido suplantar ambos, tendo ele sido correctíssimos em pista, deva-se dizer.

O 8º final foi bom, mas talvez pudesse ser um pouco melhor se o kart estivesse mais eficaz a curvar para a esquerda, mas as corridas são mesmo assim.

Notas finais:

- Parabéns ao grande dominador desta jornada, o António Matos, que andou muito bem. Ainda há menos de dois meses haviamo-nos defrontado neste circuito, tendo eu conseguido batê-lo em ambas as mangas. Hoje, em pista, esteve endiabrado.

- Paulino Fernandes mostrou-se novamente de uma correcção ímpar durante as ultrapassagens que lhe fomos fazendo (assim como uma série de outros pilotos).

Além disso, creio que com um bocado de mais confiança poderá começar a dar água pela barba a alguns de nós, pois os seus tempos denotam francos progressos.

- As presenças femininas, deram inequivocamente um `elan´ muito especial à prova e o andamento de ambas as concorrentes julgo ser muito interessante, podendo ir mais além, caso corrijam 1 ou outro pormenor de condução.

Em todo o caso, julgo que deverá haver alguma atenção às dobragens pelos mais rápidos, pois houve uma situação em que uma concorrente me fe claramente sinal para passar e, quando o fiz, ela fechou-me subitamente a porta, tendo sido por um triz que consegui evitar uma pancada forte.

O Luis Moura, no final da prova, referia-me aliás, rindo-se, que eu em pista sou demasiado `simpático´ e `cavalheiro´, mas creio que é importante não forçar demasiado a barra neste tipo de situações, e correr riscos desnecessários em provocar um acidente que pode ser forte.

Abraço a todos e tragam de lá o caneco de Baltar!...

(nota: Vou ponderar a necessidade de uma dieta, a bem da minha competitividade em pista, mas não é certamente com convites [irresistíveis] para lampreia que tal facto se vai conseguir.O organizador, além de bater os adversários em pista, está pelos vistos apostado em dominá-los, de igual forma, pelo estômago...}

3:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caros amigos Kartistas,
Quero desde já agradecer a vossa simpatia de não desprezarem as mulheres, o que venho a constatar nas vossas apreciações que tenho vindo a ler. Confortam-me com esse apoio, o que me dão força e coragem para competir com vocês homens. Nós mulheres somos uma minoria e por isso sentimo-nos orgulhosas por não temer de circular com as feras que nos alcança (falo por mim, mas de certeza que a Catarina não diria o contrário!!)
Respeitante à prova do Campera, a “coisa”não correu lá muito bem, já não falando do atraso dos “Palmeirins” que chegamos mesmo às 11 horas, entrei para a prova em jejum, e daí não ter conseguido agarrar o Kart com unhas e dentes. Para além disso, foi uma prova dura, que requere muita técnica, experiência e quem vai pela 1ª vez não podia esperar outro resultado se não o 21º. Por outro lado foi um desafio difícil, incomum em relação às outras provas, tinha muita gente, muitos toques, enfim!!
Quero pedir desculpa a quem eu atrapalhei na prova, mas também dispenso e ignoro as atitudes pouco nobres...entendo perfeitamente que vamos com o intuito de competir, de vencer mas temos que respeitar quem por lá participa. É tudo uma questão de bom senso e de consideração...
Um abraço a todos

1:24 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Começo por comentar que a melhor prova do entusiasmo que a 1ª corrida do ano suscitou é o nº de comentários que já aqui li! Pronto cá vai mais um. Se já era fã do Campera e ainda fiquei mais.É uma pista dificil sinuosa que exige condução e atenção permanentes, sobretudo assim cheínha como estava. Daí ter havido tantos problemas nas ultrapassagens. Mas eu gosto muito mais assim do que andar nas "autoestradas" de Palmela que quase dá para ler o jornal nas rectas!
Uma rectificação e um acto de justiça para o António Agra. Foram 15 e não 14 os pilotos a rodarem no mesmo segundo do melhor tempo. Depois de um despiste na 1ª manga o Agra esteve muito bem na 2ª e conseguiu bater-me a mim e ao José Palmeirim de uma forma muito limpa (o que não era fácil dado as igualdades de andamentos). A minha táctica para 2007 de alinhar com o meu filho Pedro, vai-me naturalmente impedir de andar nos 10 primeiros. Não só porque ele ainda está em aprendizagem e tem dificuldade em "aguentar" os 25 minutos (o máximo que tinha feito era 15 mints seguidos)como o facto de eu agarrar no kart na 2ª manga "a frio" não ajuda lá muito.Cá por mim não me importo nada. Sei por experiência própria que quanto mais para trás se anda, mais giras e confusas são as corridas.E até já antevejo emocionantes lutas na classificação...contra as concorrentes femininas. Aliás agora que se adivinham corridas recheadas de pilotos , sinto com uma certa pena que a classificação do troféu só faça distinção pontual até ao 12º lugar. Do 13º ao 30º é tudo "pela mesma colher". Mas se já está assim também não é grave.
O meu filho ficou feliz porque conseguiu andar lá no meio e não "atrapalhar muito" os mais rápidos e cheio de vontade de repetir. Tirando alguns Karts e pistas mais complicados lá o levarei mais umas vezes. Em Évora lá estará este Fonseca "combinado" que em teoria deverá ser muito competitivo com os seus 30 anos plenos de força e vigor(média dos 12 anos do Pedro com os meus 47!!). E já agora .. tragam de lá de Balatr o "Caneco" do TIT carago!!

12:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Afino pelo mesmo diapasão do Alex!

Entendo ser altamente positivo haver um pelotão com um grande número de elementos, tenham eles muita ou pouca experiência!.

Aliás, refira-se, essa brecha só pode exactamente ser colmatada com corridas e horas de karting `no pelo´, algo que só a competição pode proporcionar.

Não `atiro pedras´ a ninguém, porque tenho alguma consciência dos erros que cometia quando comecei nestas andanças, e estou absolutamente convicto que dentro em breve os queixumes que eventualmente tenhamos podem vir a ser de outra índole, nomeadamente de estarmos a levar alguns `banhos em pista´...

11:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas caro José Luis!...

Podia apostar em ser você em fazer as primeiras mangas desta equipa mesclada de juventude e experiência de saber feito denominada ´Von Zecker Motorsports´, pois assim já poderia largar de lugares mais cimeiros do pelotão!...

Mas, assevero-lhe que não fico [desportivamente] muito triste quando parte lá mais de trás, pois sei o quão difícil é batê-lo quando tenho privilégio de me degladiar consigo por esses kartódromos do nosso Portugal, heheheheh!...

11:29 da tarde  

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