Batalha, 14 de Outubro de 2006.
9ª prova do campeonato IN HOC SIGNO VINCES ! 2006.
Presenças : 17 pilotos
Karts : 270 cc sem protecções metálicas
Opinião generalizada : karts afinadinhos
Tempo meteorológico : seco
Treinos : pole position do José Fortuna com o tempo de 47,992 seg
1ª manga : melhor volta do J.Fortuna com 47,256 seg mas ganha pelo António Matos com a sua melhor volta com 47,597 seg
2ª manga : ganha pelo José Fortuna com a melhor volta com 47,011 seg
Classificação final :
1º lugar para o António Matos
2º lugar para o Filipe Neves
3º lugar para o Rui Mealha
Posto isto, de referir a ausência do Luis Mealha que, ao se deslocar de Loulé para a Batalha, a concentração na corrida era de tal ordem que, ao chegar a Alcácer do Sal, ao atestar o seu carro com combustível, fê-lo com perto de 100 € (!!) da mais pura gasolina quando o veículo só usava .... gasóleo !! Resultado : foi rebucado para a terra dos Mouros facilitando a tarefa dos que tiveram que discutir as taças lá pelo Euroindy. Obrigado Luís, pela parte que me coube !
Quanto às provas, a presença do campeão José Fortuna não se fêz esperar embora um pit stop por ultrapassagem aquando de bandeiras amarelas o tivessem desmotivado tendo abandonado deixando confortavelmente instalado na 1ª posição o António Matos que se limitou a controlar a distância para o Luis Soares de Melo que viria a acabar apenas a 4,954 seg.
A winner never quits ! A quiter never wins ! ( g'anda bocarra ! )
Até essa altura as sucessivas trocas de posição entre Fortuna e Matos animaram bastante a cabeça do pelotão sendo que outras "corridas" se passavam mais lá para o meio como, por exemplo, entre os Jorge Fonseca, Ricardo Matos e Ricardo Duarte.
Na 2ª manga, e após uma bela recuperação de lugares por parte do J.Fortuna, a luta pelos lugares da frente foi renhida entre o Rui Mealha, António Matos e o Filipe Neves, tendo sido esta a ordem de chegada à linha de meta respectivamente para o 2º, 3º e 4º lugares.
Do alto desta tribuna fica uma vez mais o pedido a TODOS para que divulguem pelos amigos que trazem para as nossas corridas as regras que QUEREMOS instituídas no IN HOC SIGNO VINCES ! nomeadamente na contenção dos toques e dos níveis de testosterona !
Voltou a haver problemas cuja vítima foi o Jorge Fonseca que aterrou literalmente num "poço" depois de ter sido alvo de uma coqueirada dos diabos ! Felizmente não teve consequências de maior mas não estamos à espera dos problemas para depois actuarmos, não é verdade ?
Renovo o meu pedido de começarem a pensar em novas regras para melhorar as actuais relativamente ao campeonato de 2007 !
Uma dela ( minha ) será a penalização de actos deste género, penalização essa que impossibilitará a entrada desse piloto na corrida seguinte. Claro que o caso terá que ser julgado não pela vítima mas pelo maior número possível de testemunhas que presenceiem a situação. De outra maneira podemos incorrer numa deficiente apreciação ao penalizar as vicissitudes de uma corrida. Concordam ?
A próxima prova será em Évora no dia 18 de Novembro às 11 horas ! Não se esqueçam que podem E DEVEM começar a mandar as vossas transferências !
Depois dessa corrida, o campeonato 2006 finalizará em Leiria a 16 de Dezembro às 11 horas !
Não tendo tido adesões explícitas, a almoçarada em Janeiro para a distribuição dos prémios passou a ser pensada no restaurante O Caçador ( perto do kartódromo da Lourinhã - Areia Branca ) e não no Marquês de Marialva em Cantanhede.
Se haverá ou não uma prova de karts para abrir o apetite é coisa a combinar mais tarde. No entanto, se houver, surgiu uma proposta de ser uma prova por equipas onde o 1º classificado do campeonato fará conjunto com o último e assim sucessivamente. Acham bem ?
Bom, comecemos a pensar no campeonato 2007 !!!
Não se esqueçam que este grupo já tem no seu palmarés 3 campeonatos a sério fora os mais 2 ou 3 ou 4 que se disputaram como provas avulso, lembram-se ?
Não podemos deixar esvaziar toda esta adrenalina sob pena de ficarmos todos um pouco mais tristes !
Pela parte que me cabe, brevemente farei o calendário, ok ?
Até lá, abraços gasolineiros !
AGM
7 Comments:
Infelizmente não fiquei a seguir ao nosso organizador-mor na classificação da Batalha, mas pretendo ficar logo a seguir a ele nos comentários à prova.
A 1ª manga foi mto divertida. Isto pq tive a oportunidade de ver de perto a luta Matos x Fortuna pela 1ª posição, enquanto eu próprio me entretive em gde luta com o Filipe Neves. Arranquei em 5º e cedo beneficiei do toque do Fortuna no Rui Mealha (que me pareceu perfeitamante acidental, pois o Fortuna claramente não esperava que o Rui abrandasse naquele lugar). Mantive-me depois no 4º lugar, sempre a aproximar-me do Filipe, até que acabei por o passar. Quando já julgava ter-me livrado dele, acabei por me atrasar na dobragem aos meus irmãos (raio de família que não se protege) e fiz várias voltas exausto, com o Filipe colado à minha traseira, sempre a ver qdo é que ele passava. Não passou. Depois da bandeira de xadrez decobri que afinal era 2º, graças à paragem do Fortuna.
Qto à luta pelo 1º lugar, foi isenta de toques e manobras agressivas, mas compreendo alguma frustração do Furtuna no final, pq o António passou gde parte da corrida em trajectórias defensivas e talvez tenha sido por já estar impaciente que o Fortuna, que era + rápido, acabou por ultrapassar com bandeiras amarelas.
A 2ª manga já não me deu o mesmo gozo da 1ª. Não que não tenha sido movimentada, mas pq andei para trás como o caranguejo. Comecei bte bem, mantendo o 2º lugar, longe da confusão, agarrado ao Matos. Vi que estava a ser ligeiramente + rápido que ele nas 1ªs voltas, mas em vez de o ultrapassar, tomei uma opção estratégica que se veio a revelar um disparate: optei por o deixar andar para nos tentarmos afastar dos outros e só depois tentaria passar. O resultado foi que não nos conseguimos afastar e ao fim de umas 6 voltas o Mealha passou-me. Voltei a colar ao Matos, qdo o Mealha o passou, mas então fui passado pelo Fortuna. Passou-se de novo a mesma coisa e voltei a agarrar o Matos. Desta vez tomei a opção oposta: se inicialmente não o atacara qdo tivera oportunidade, agora ataquei-o logo da 1ª oportunidade que tive. Fiz outra vez disparate. Arrisquei demais e não só não passei o Matos, como fui passado pelo Filipe. Qdo estava de novo a tentar recuperar, na recta antes do gancho, senti um estalo na traseira e o kart atravessou-se, mesmo em recta. Não faço ideia do que se passou, mas a partir daí o kart ficou mto difícil de guiar e já não tive hipótese de tentar recuperar dos disparates anteriores. Felizmente o Luís Moura estava longe e não me chegou a apanhar. Lá na frente o Fortuna vingou-se do desaire da 1ª manga e ficou autoritariamente em 1º.
No final ficámos eu, o Filipe neves e o Rui Mealha todos empatados com os mesmos ptos (eu 2º+5º, o Filipe 3º+4º e o Rui 5º+2º). No final das contas acabei eu por ficar no fim do grupo, atrás do Rui e do Filipe, por desempate pelas voltas + rápidas.
Sentia-me estupidamente cansado no final da corrida - parecia que tinha levado cacetada a sério e não apenas moral. Vim a verificar no final da tarde que estava com uma bela virose, com febre e desarranjos gastro-entestinais. Acho que foi a 2ª manga que me fez mal.
Já vi que as coisas foram animadas, e tive sinceramente pena de não poder participar nesta corrida disputada na pista do inimitável Pragosa!...
Fui a Baltar, e a corrida correu-me lastimosamente.
Vejo que mais uma vez não poderei estar presente em Évora (onde a 27.05.2006, no "A.S. Challenge" fomos muito mal recebidos, facto que me faz sinceramente pensar se valerá a pena fazer 370 km para dar dinheiro aqueles fulanos), uma vez que, no dia 18/11, é exactamente a última corrida do troféu do Auto-Sport, em Palmela.
Assim sendo, provavelmente só virei a fazer a última prova do "In Hoc" em Leiria.
Um abraço a todos
Posso esclarexer ? Esclarexerei !
1º - Venho a terreiro APENAS para manifestar o meu desacordo quanto à frustação de um piloto por não ter conseguido ultrapassar outro e daí enveredar pela ultrapassagem das regras ( Soares de Melo dixit )
2º - Tive ocasião de dizer ao José Fortuna in loco que as trajectórias defensivas são, obviamente, legais. Entendamo-nos : trajectórias defensivas nada tem a ver com trajectórias ziguezagueantes ! A um piloto que segue em 1º lugar, se está a ser perseguido por outro, e se este está mais rápido numa determinada parte do circuito ( nitidamente mais lento na outra parte ) cabe-lhe o traçado da trajectória mais adequada à salvaguarda da sua posição . Aí, o tal piloto que o secunda, terá que se esmerar em pôr em prática uma táctica e técnica que lhe possibilitem a ultrapassagem. Foi, aliás o que aconteceu !
Nota : se por acaso te lembras, Luis S.Melo, apelo à tua memória da celebérrima corrida de fórmula 1 no Mónaco com a disputa entre Senna e Mansell. O Mansell era mais rápido do que o Senna e achas que o Senna o deixou passar ? Quando tudo acabou caiu cada um para o seu lado mas não houve contestação ! Nas nossa corridas tem que haver ? A que propósito ?
3º - O José Fortuna é avisado da desclassificação numa altura em que já me tinha ultrapassado pelo que a sua frustação ( na compreensão do Soares de Melo )nada teve a ver com trajectórias nem meias trajectórias ! Ia exactamente numa fase de dobragens e não se apercebeu das bandeiras amarelas ( Pragosa referiu a desclassificação directa nesta situação aquando do breafing ).
4º - Não é justo ( julgo que foi uma deficiente visão da parte da corrida durante a qual houve a minha luta com o Fortuna mas que percebo porque o Soares de Melo já não levou as gotas para o olho ) dizer que o António passou grande parte da corrida em trajectórias defensivas. E isto porquê ? Quem fôr ver os mapas, verifica que o Fortuna me ultrapassou na volta 13 fazendo cerca de 0,3 seg de média a menos em relação aos meus tempos e só veio a desistir à volta 22 !!!
Estamos esclarexidos ?
Bom, já que estamos numa de esclareximentos:
- Não tomei posição, limitei-me a citar factos;
- A minha opinião é que tens todo o direito de tomar trajectórias defensivas. Se assim não fosse teria dito explicitamente na crónica que a luta não tinha sido correcta. Ao almoço tive aliás a hipótese de dizer ao Fortuna isso mesmo;
- Isto não significa que ele não tenha o direito de sentir frustrado. Tu próprio, no passado, fizeste comentários menos abonatórios a idêntica conduta de um teu adversário;
- É óvio que ultrapassar 1 adversário com bandeiras amarelas dá direito a desclassificação. Não o desculpo, mas se calhar percebo que com a impaciência não tenha reparado nas bandeiras;
- Estás enganado ao dizer que a desclassificação ocorreu à 22ª volta. A bandeira preta com o nº do Fortuna foi mostrada mto antes disso, logo a seguir à ultrapassagem - ele é que foi andando a divertir-se e só parou no final. Vi a bandeira ser mostrada e espantei-me por ele não parar. Qdo finalmente parou eu já não vi, que ele já ia longe;
- Fazer a recta da ponte e abordar o gancho pela direita por dentro é uma trajectória defensiva. Era nessa zona que perdias tempo tanto para o Fortuna na 1ª manga, como para mim na 2ª. No resto eras + rápido. btw, na 2ª manga não fizeste nunca trajectórias defensivas nas 9 voltas que fiz colado a ti;
- Finalmente, informo que continuo a pôr as gotas (de 2 tipos diferentes, alternadamente). Felizmente já não tenho é de parar a meio das mangas, mas a cada intervalo lá estão elas.
Dito isto, espero que fique claro que não procurei alimentar qq polémica, limitei-me a retratar a realidade como a vi. Esqueci-me foi de um ponto importante - dar felicitar o vencedor por ter alcançado o lugar do pódio que lhe faltava este ano. Parabens !
(entretanto, vê lá se postas a classificação do campeonato que te mandei, para poder confirmar a inscrição no Inter-Troféus)
Alimentado que está o blog com os sempre desejados posts, aqui vai a rectificação : quanto às críticas menos abonatórias que no passado fiz a um adversário, e em abono da verdade, permite-me que volte a frisar o facto de haver ( no meu entendimento ) trajectórias defensivas e trajectórias ziguezagueantes impedindo, aí sim, que qualquer supremacia existente se possa consumar o que configura uma atitude pouco desportiva o que repudio liminarmente ! Não foi o caso, de todo ! ( se fôr preciso dar-te-ei o nome do kartódromo e do piloto envolvido onde as coisas se passaram ).
Vou tentar pôr hoje a classificação geral no blog, não batas mais no ceguinho !
Alexandre, adorei a ideia dos olhos vendados, que só peca por tardia - há 3 meses tinha me dado um jeitão. Apoio
Apenas para agradecer ao Luis Soares de Melo a sua capacidade de humor ! São 03H30M e só um comentário como o teu me faria rir despregadamente. Bem hajas !
Enviar um comentário
<< Home